Siga o OTD

Natação

Ex-presidente da CBDA, Coaracy Nunes é condenado à prisão

Coaracy Nunes, ex-presidente da CBDA, tem sentença definida pela Justiça de São Paulo, mas ainda pode recorrer.

Coaracy Nunes - ex-presidente

Segundo apurou o Blog Olhar Olímpico, o ex-presidente da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), Coaracy Nunes foi condenado a mais de três anos de detenção e 11 anos e cinco meses de reclusão por participar de esquema de desvio de recursos públicos que eram direcionados para a entidade. A sentença é resultado da operação Águas, comandada pela Polícia Federa.

A ação Águas Claras teve início após o denúncia de mais de 20 atletas, ex-atletas, empresários do ramo esportivo e de investigação da Polícia Federal, Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União.

Ainda segundo o blog de Demétrio Vecchioli, a sentença em primeira instância da juíza federal Raecler Baldresca, da terceira vara criminal de São Paulo, foi publicada nesta segunda-feira (7). Cabe recurso.

A pena de reclusão é em regime fechado, mas pode mudar para aberto ou semiaberto. A detenção é em regime semiaberto e aberto. Coaracy Nunes Filho foi eleito presidente da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) em 1988 e foi sendo reeleito até 2013.

O ex-presidente já tinha sido preso preventivamente em 2017. Na época, Thaméa Danelon, procuradora do caso, disse em coletiva: “Havia um patrocínio aos dirigentes e não aos atletas. Esse mar de corrupção afundou o esporte aquático brasileiro”.

Mais em Natação