Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Museu virtual promove exposições do esporte brasileiro

Batizado de eMuseu, projeto é colaborativo e proporciona o retorno ao passado de várias conquistas do esporte olímpico e paralímpico brasileiro

Batizado de eMuseu, projeto é colaborativo e proporciona o retorno ao passado de várias conquistas do esporte olímpico e paralímpico brasileiro
O eMuseu foi inaugurado em abril (Reprodução)

Com o objetivo de valorizar a história do esporte brasileiro e inspirar pessoas através de exemplos no desporto olímpico e paralímpico, está em cartaz no eMuseu a 1ª temporada da exposição virtual colaborativa. Todo o material disponível é parte do acervo pessoal de fãs, atletas, ex-atletas e de entidades esportivas.

Em uma dinâmica 3D no site do eMuseu, é possível revisitar, por exemplo, a primeira conquista mundial do basquete brasileiro, em 1959, através de uma parceria com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB). A primeira temporada da exibição começou no último dia oito e vai até 21 de maio. No dia 22, começa a segunda, com data até cinco de junho.

A visita ao eMuseu é guiada por um avatar 3D. Na primeira temporada, os destaques das exposições olímpicas Tatiana Flores, do tênis de praia, e Djan Madruga, do triatlo, entre outros. Nas modalidades paralímpicas, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a história do Davizinho surfe, Marcelo Collet, triatleta, além do Instituto Benjamin Constant, do Clube de Regatas Vasco da Gama, entre outros.

Segunda temporada

Na segunda temporada, os destaques são Camila Bombana, do tiro com arco, Yanca Costa, do surfe e Clodoaldo Costa, que é medalhista paralímpico na natação. Além disso, o Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI-SP) e a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef) apresentarão as histórias de superação e garra de seus atletas paralímpicos.

“A intenção é criar um museu através da construção colaborativa de toda a sociedade, incentivando, promovendo, divulgando e registrando a importância que o esporte tem em nossas vidas, como agente de transformação social, além de mostrar a enorme paixão que desperta”, explicou Bianca Gama, idealizadora do projeto.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

No dia 19 de abril, foi realizado, de forma online, o lançamento oficial do eMuseu, com a estreia da exposição temporária virtual Ciência x Mitos: na Copa de 1970 de futebol, de curadoria e acervo do professor Dr. Lamartine da Costa. Essa exposição, inclusive, segue aberta para os fãs da seleção brasileira de futebol.

O projeto

Batizado de eMuseu, projeto é colaborativo e proporciona o retorno ao passado de várias conquistas do esporte olímpico e paralímpico brasileiro com exposição
Exposição relembra o título mundial do futebol em 1970 (Reprodução)

O eMuseu do Esporte surge para registrar a memória do esporte olímpico e paralímpico e seu legado em um formato inovador e colaborativo. O museu virtual traz a tradicionalidade de um museu físico, a exibição eletrônica incluindo um tour e a construção colaborativa de toda a sociedade. As exibições são divididas em exposições temporárias e museus permanentes.

+ Atletas do Time Ajinomoto têm contrato prolongado até 2021

O projeto terá, neste primeiro momento, oito museus virtuais permanentes, que serão lançados em junho de 2020, em uma plataforma 3D com o que há de mais moderno na navegação pela internet. Farão parte do acervo permanente: a Enel, a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), a Confederação Brasileira de Basketball (CBB), a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), o Comitê Brasileiro de Esporte Master (CBEM). Todos terão um tour virtual com exposição de vídeos e fotos em acervos inéditos, trazendo experiências imersivas aos fãs.

Mais em Paralimpíada Todo Dia