Siga o OTD

Tóquio 2020

Pré-Olímpico de nado artístico é adiado para maio por causa da pandemia

Competição que terá a participação do dueto brasileiro mudou de data por causa do estado de emergência decretado no Japão

Luisa Borges - Laura Micucci - Maria Bruno - Pré-Olímpico de Nado Artístico O Brasil participará do Pré-Olímpico de nado artístico
Laura Miccuci e Luisa Borges foram o dueto que vai representar o Brasil no Pré-Olímpico de nado sincronizado (Instagram/luisanpborges)

A Federação Internacional de Natação (FINA) marcou uma nova data para o Campeonato Pré-Olímpico de nado artístico. Antes marcado para 2020 e adiado por conta da pandemia da COVID-19 para março deste ano, o Pré-Olímpico, agora, será entre os dias 1 e 4 de maio, em Tóquio, no Japão. A divulgação aconteceu no site oficial da entidade (veja aqui).

O Brasil participará do Pré-Olímpico de nado artístico com o dueto formado por Laura Miccuci e Luisa Borges, com Maria Bruno como reserva. As atletas seguem em treinamento no Rio de Janeiro, sob comando da técnica Twila Cremona.

O Pré-Olímpico de nado artístico estava marcado para acontecer entre os dias 4 e 7 de março e seria o primeiro evento teste com medidas de contenção ao avanço do coronavírus, mas a restrição de entrada de estrangeiros no Japão em razão do aumento de casos de Covid-19 no país poderia complicar a realização do evento.

Num primeiro momento, atletas que iriam ao Japão para competir ou treinar para os Jogos Olímpicos seriam isentos da proibição de entrada de estrangeiros, mas o governo declarou estado de emergência em meados de janeiro e acabou com este privilégio.

O estado de emergência, declarado para Tóquio e outras dez unidades federais está em vigor até 7 de fevereiro, mas pode ser renovado, o que, de fato, atrapalhararia a realização do Pré-Olímpico de nado artístico.

A Copa do Mundo de Saltos Ornamentais e o Pré-Olímpico de Maratonas Aquáticas, que também serão no Japão, não tiveram suas datas alteradas.

Mais em Tóquio 2020