Siga o OTD

Saltos Ornamentais

Rafael Fogaça vai à final do trampolim 3m no Mundial

Com apenas 18 anos, Rafael Fogaça fica em 10º na semifinal do trampolim 3m e se classifica para a final do Mundial de Budapeste

Rafael Fogaça saltos ornamentais Mundial
Rafael Fogaça, de apenas 18 anos (Foto: Saltos Brasil)

O Brasil está em mais uma final dos saltos ornamentais no Mundial de Esportes Aquáticos! Depois de Ingrid Oliveira, Rafael Fogaça se classificou para a decisão do trampolim 3m masculino após superar a eliminatória e a semifinal na Danube Arena, em Budapeste, na Hungria nesta segunda-feira (27). O atleta foi o décimo colocado na semi, marcando 383.35 pontos.

+ Ana Marcela Cunha é ouro nos 5km da maratona aquática no Mundial de Budapeste

Com apenas 18 anos e fazendo sua estreia em Mundiais, Rafael Fogaça brilhou. Nas eliminatórias, ele já havia tido um grande desempenho, sendo o sétimo colocado com 397.30 pontos. Seu melhor salto foi o último, quando atingiu 78.75 com dificuldade de 3.5. Já na semi, o brasileiro era o atleta mais novo entre os 18 competidores e, apesar de algumas falhas, conseguiu ótimos saltos e passou para a final.

Como foi a semifinal

O brasileiro começou com um triplo e meio para frente, de dificuldade de 3.1, e recebeu 60.45, aparecendo em 15º lugar. Ele se recuperou na segunda rodada, recebendo 69.70 por um salto de 3.4 de dificuldade (triplo e meio mortal revirado na posição grupada). Assim, ele acumulou 130.15 e subiu para a 11ª colocação.

Seu melhor salto veio na sequência, com dificuldade de 3.8. Ele acertou um quádruplo e meio mortal para frente na posição grupada e recebeu 7.0 dos juízes, tendo um total de 79.80 – foi a terceira melhor nota da rodada. Rafael Fogaça acumulou 209.95 pontos, pegou o elevador e subiu seis posições, indo para a quinta colocação geral.

Depois disso, o brasileiro não foi bem na quarta rodada e recebeu 54.40 (duplo e meio mortal para frente com dois parafusos), caindo para a sétima posição. Rafa fez um bom salto, com um duplo e meio de costas na posição carpada, de 3.0 de dificuldade, e acumulou 64.00 pontos, mantendo-se em sétimo. No fim, teve uma falha no triplo e meio mortal em ponta pé à lua e recebeu 56.00.

Assim, Rafael Fogaça acumulou 383.35 pontos e foi o décimo melhor da eliminatória. Ele ficou a 28 pontos do quarto colocado, o colombiano Luis Felipe Bermudez. A liderança foi do chinês Wang Zongyuan, com 547.95 pontos. O último classificado à final foi o japonês Sho Sakai, em 12º, com 360.95.

Final

A final do trampolim 3m masculino acontecerá nesta terça-feira (11), às 11h, no horário de Brasília. Vale destacar que o Brasil disputará a final da plataforma 10m feminina logo menos, às 14h, com Ingrid Oliveira. Ela foi a quarta colocada na semifinal e é candidata à medalha.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Outro brasileiro na disputa do trampolim 3m masculino, o xará Rafael Borges acabou na 54ª colocação na eliminatória entre 55 atletas. Ele, que tem apenas 17 anos e também faz sua estreia em Mundiais Adultos, marcou 236.30. O último classificado à semifinal foi o japonês Haruki Suyama, com 364.45.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Saltos Ornamentais