Siga o OTD

Mundial de Esportes Aquáticos

Rafael Fogaça vai à final do trampolim 3m no Mundial

Com apenas 18 anos, Rafael Fogaça fica em 10º na semifinal do trampolim 3m e se classifica para a final do Mundial de Budapeste

Rafael Fogaça saltos ornamentais Mundial
Rafael Fogaça, de apenas 18 anos (Foto: Saltos Brasil)

O Brasil está em mais uma final dos saltos ornamentais no Mundial de Esportes Aquáticos! Depois de Ingrid Oliveira, Rafael Fogaça se classificou para a decisão do trampolim 3m masculino após superar a eliminatória e a semifinal na Danube Arena, em Budapeste, na Hungria nesta segunda-feira (27). O atleta foi o décimo colocado na semi, marcando 383.35 pontos.

+ Ana Marcela Cunha é ouro nos 5km da maratona aquática no Mundial de Budapeste

Com apenas 18 anos e fazendo sua estreia em Mundiais, Rafael Fogaça brilhou. Nas eliminatórias, ele já havia tido um grande desempenho, sendo o sétimo colocado com 397.30 pontos. Seu melhor salto foi o último, quando atingiu 78.75 com dificuldade de 3.5. Já na semi, o brasileiro era o atleta mais novo entre os 18 competidores e, apesar de algumas falhas, conseguiu ótimos saltos e passou para a final.

Como foi a semifinal

O brasileiro começou com um triplo e meio para frente, de dificuldade de 3.1, e recebeu 60.45, aparecendo em 15º lugar. Ele se recuperou na segunda rodada, recebendo 69.70 por um salto de 3.4 de dificuldade (triplo e meio mortal revirado na posição grupada). Assim, ele acumulou 130.15 e subiu para a 11ª colocação.

Seu melhor salto veio na sequência, com dificuldade de 3.8. Ele acertou um quádruplo e meio mortal para frente na posição grupada e recebeu 7.0 dos juízes, tendo um total de 79.80 – foi a terceira melhor nota da rodada. Rafael Fogaça acumulou 209.95 pontos, pegou o elevador e subiu seis posições, indo para a quinta colocação geral.

Depois disso, o brasileiro não foi bem na quarta rodada e recebeu 54.40 (duplo e meio mortal para frente com dois parafusos), caindo para a sétima posição. Rafa fez um bom salto, com um duplo e meio de costas na posição carpada, de 3.0 de dificuldade, e acumulou 64.00 pontos, mantendo-se em sétimo. No fim, teve uma falha no triplo e meio mortal em ponta pé à lua e recebeu 56.00.

Assim, Rafael Fogaça acumulou 383.35 pontos e foi o décimo melhor da eliminatória. Ele ficou a 28 pontos do quarto colocado, o colombiano Luis Felipe Bermudez. A liderança foi do chinês Wang Zongyuan, com 547.95 pontos. O último classificado à final foi o japonês Sho Sakai, em 12º, com 360.95.

Final

A final do trampolim 3m masculino acontecerá nesta terça-feira (11), às 11h, no horário de Brasília. Vale destacar que o Brasil disputará a final da plataforma 10m feminina logo menos, às 14h, com Ingrid Oliveira. Ela foi a quarta colocada na semifinal e é candidata à medalha.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Outro brasileiro na disputa do trampolim 3m masculino, o xará Rafael Borges acabou na 54ª colocação na eliminatória entre 55 atletas. Ele, que tem apenas 17 anos e também faz sua estreia em Mundiais Adultos, marcou 236.30. O último classificado à semifinal foi o japonês Haruki Suyama, com 364.45.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Mundial de Esportes Aquáticos