Siga o OTD

Saltos Ornamentais

Brasil vai à inédita final e fica em 12º. nos 10m sincronizados

Kawan Pereira e Isaac Souza

Dia histórico para o Brasil no Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju, na Coreia do Sul. Na madrugada desta segunda-feira, a dupla formada por Kawan Pereira e Isaac Filho terminou a fase eliminatória na 11º posição e se classificou para a final da plataforma sincronizada de 10m.

Esta é a primeira vez que uma dupla brasileira consegue uma vaga em finais na plataforma sincronizada em Campeonatos Mundiais, desde a edição de 1998, quando a prova começou a ser disputada.

Na grande decisão, Kawan e Isaac terminaram na 12ª e última colocação, com 348.78. O desempenho, porém, foi muito bom, considerando o nível altíssimo da prova. Desde o início, os jovens saltaram com muita solidez e tiveram boas execuções. Agora, é só fazer ajustes para os Jogos Pan-Americanos de Lima.

O ouro ficou com os favoritos: os chineses Aisen Chen e Yuan Cao, com um desempenho praticamente impecável e nota final de 486.93. A prata ficou com os russos Aleksandr Bondar e Viktor Minibaev, com 444.60 e o bronze com o britânicos Matthew Lee e Thomas Daley, com 425.91.

Uma jovem e promissora dupla

Aos 20 anos, Isaac é o principal nome da nova geração dos Saltos Ornamentais, tendo sido eleito pelo COB como o melhor atleta da modalidade em 2017. Kawan, por sua vez, tem apenas 17 anos e ainda está na categoria juvenil. Mas seus bons resultados e potencial o credenciaram para o Mundial e também os Jogos Pan-Americanos.

Dupla brasileira é eliminada do trampolim de 3m sincronizado

Luana Lira e Tammy Galera não conseguiram repetir em Gwangju o desempenho que tiveram no Mundial de Esportes Aquáticos de 2017, quando conseguiram se classificar para a final do trampolim 3m sincronizado. A dupla, desta vez, somou 242,07 pontos e ficou 15,30 atrás da duplas italiana formada por Elena Bertocchi e Chiara Pellacani, que foram as últimas a garantir vaga para a disputa por medalhas.

Em nenhum momento, as brasileiras chegaram a estar na zona de classificação. A melhor colocação de Luana Lira e Tammy Galera aconteceu após a primeira rodada de saltos, quando elas chegaram a ocupar o 13º. lugar. Depois do segundo salto, elas caíram para 14º., e despencaram para 17º. após o terceiro. Nos dois últimos, elas subiram um pouco, mas não foi suficiente para repetir o feito de dois anos atrás.

As chinesas Han Wang e Tingmao Shi terminaram disparadas na primeira colocação com 309,90 pontos, 17,82 a frente das canadenses, que ficaram em segundo lugar na eliminatória. Além delas, se classificaram para a final as duplas de Austrália, Grã Bretanha, Estados Unidos, Malásia, Rússia, México, Suíça, Holanda, Coreia do Sul e Itália.

Na decisão, o ouro ficou com as favoritas da China Han Wang e Tingmao Shi com muita sobra: 342.00 contra 311.10 das canadenses. E mais sobra da prata para o bronze, que ficou com as mexicanas Melany Hernandez Torres e a estrela Paolo Espinosa Sanchez, com 294.90.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Saltos Ornamentais