Siga o OTD

Seleção Brasileira

Brasil define equipe para o Mundial de ginástica artística

Com os medalhistas olímpicos Arthur Zanetti e Arthur Nory, no masculino, e com a esperança Flavia Saraiva no feminino, o Brasil está pronto para competir em Doha

A equipe feminina do Brasil no Mundial de Doha: Flavia Saraiva, Anna Julia Reis, Lorrane dos Santos, Rebeca Andrade, Jade Barbosa e Thaís Fidelis (Crédito: CBG)

A CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) usou as redes sociais para confirmar nesta sexta-feira (12) os convocados para o Campeonato Mundial de ginástica artística.

O torneio será realizado em Doha (Qatar), começa no próximo dia 25 e distribuirá seis vagas (três para cada gênero) por equipes para a Olimpíada de Tóquio-2020.

A equipe feminina será formada por Flavia Saraiva, Lorrane dos Santos, Rebeca Andrade, Jade Barbosa e Thaís Fidelis, além de Anna Julia Reis como reserva.

Será a mesma formação que ficou em segundo lugar no Pan-Americano da modalidade, realizado em setembro em Lima (PER). Na ocasião, as brasileiras somaram 163.966 pontos na disputa por equipe, atrás apenas dos Estados Unidos (169.467).  A terceira posição ficou para o México.

O destaque individual da equipe no Pan foi Flavia Saraiva, uma das promessas da nova geração da ginástica artística do Brasil, que conquistou três medalhas: duas pratas (trave e solo) e um bronze (individual geral).

Chamada na pré-convocação, a veterana Daniele Hypólito sofreu uma lesão na avaliação final para definição da equipe.

Masculino definido

No masculino, a equipe que os retornos dos medalhistas olímpicos Arthur Zanetti e Arthur Nory, será formada também por Francisco Barreto Junior, Lucas Bittencourt, Caio Souza e Leonardo Souza como reserva.

No Pan-Americano de ginástica, essa mesma equipe, sem a presença de Zanetti e com Luís Porto, terminou em terceiro lugar no geral, somando 243.301 pontos, ficando atrás de Estados Unidos (1º) e Colômbia (2º).

Os destaques individuais nesta competição foram Caio Souza (ouro na barra fixa e no salto) e Francisco Barreto Junior (prata na barra fixa).

Pela programação do Mundial de Doha, a qualificação masculina será nos dias 25 e 26, enquanto a feminina está marcada para 27 e 28 de outubro. A final por equipes masculina será no dia 29 e a feminina no dia seguinte.

O individual geral masculino será definido no dia 31 e o feminino em 1º de novembro. Já as finais por aparelhos estão previstas para os dias 2 e 3.

Mais em Seleção Brasileira