A campeã olímpica Ana Marcela Cunha disputa nesta sexta-feira (25) a segunda etapa da Copa do Mundo de Águas Abertas 2025, nas águas cristalinas do Mar Mediterrâneo, em Ibiza, na Espanha. A largada para os 10 km da prova feminina está marcada para às 4h (horário de Brasília), reunindo 60 atletas em uma estreia histórica da ilha no circuito mundial da modalidade.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Heptacampeã mundial e referência nas maratonas aquáticas, Ana Marcela busca evolução após ter terminado em 17º lugar na etapa de abertura da temporada, realizada em Soma Bay, no Egito. “O maior objetivo aqui é ter um resultado melhor do que na última etapa da Copa do Mundo e nadar mais próxima das primeiras colocadas”, destacou a baiana, que encara a disputa como uma oportunidade de colocar em prática o trabalho feito com sua equipe.
A realização da prova sem trajes de borracha é uma possibilidade, já que a temperatura da água foi medida em 17,8°C pela manhã e atingiu 18°C às 9h — limite mínimo para a dispensa do traje. “Temos 50% de chances de nadar sem o traje. É torcer para que amanhã a água esquente”, comentou Ana Marcela.
Apesar do foco momentâneo na competição espanhola, o grande objetivo da atleta para a temporada é o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em julho, em Singapura. “A Copa do Mundo não é a competição na qual estamos visando este ano, nossa preparação segue firme e forte para o Mundial, mas aqui será mais um ‘treino de luxo’, com muitas nadadoras importantes”, finalizou.
A etapa ainda conta com mais quatro nadadores brasileiros. No masculino, entram em ação os jovens Leonardo Brandt e Matheus Melecchi, enquanto Ana Marcela terá a companhia de Viviane Jungblut e Lizian Sobral no feminino.