Siga o OTD

Maratona Aquática

Henrique Figueirinha e Pedro Farias garantem vaga no Mundial

Atletas ficaram no pódio da prova dos 10km na última etapa do Campeonato Brasileiro e garantiram vaga em Doha-2024

Pódio dos 10km da oitava etapa do Campeonato Brasileiro de águas abertas, com Henrique Figueirinha e Pedro Farias; eles se classificaram para o Mundial de Doha
(Foto: CBDA)

Henrique Figueirinha e Pedro Farias serão os representantes brasileiros nas provas de águas abertas do Mundial de Esportes Aquáticos, em Doha, no Catar, que acontecerá em fevereiro do ano que vem. Eles garantiram a vaga depois de ficarem no pódio da prova dos 10km na oitava etapa do Campeonato Brasileiro da modalidade, disputada na última sexta-feira (10), em Inema, na Bahia.

A competição serviu como seletiva para o Mundial. Henrique Figueirinha ficou em segundo lugar na prova, marcando 1h50min56s, enquanto Pedro Farias terminou na terceira colocação, com 1h51min07s. O venezuelano Ronaldo Zambrano, que compete pelo Yacth Clube da Bahia, venceu a prova com 1h50min55s. Ao todo, 53 atletas participaram da disputa.

Henrique tem 23 anos de idade, enquanto Pedro tem 21. Com a ida ao Mundial, eles terão a chance de também lutar por um lugar em Paris-2024, uma vez que a competição servirá como classificatório olímpico na prova dos 10km – 14 vagas estarão em jogo para os brasileiros. Os dois também poderão nadar os 5km em Doha. A dupla se junta a Ana Marcela Cunha e a Viviane Jungblut, que já estavam classificadas para o Mundial.

Viviane Jungblut, aliás, foi a grande vencedora dos 10km no Campeonato Brasileiro de águas abertas. Vindo do bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, ela fechou a prova em Inema com 2h00min46s, quatro segundos a frente de sua irmã Cibelle (2h00min50s). Julia Ferreira completou o pódio, com 2h01min05s.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Maratona Aquática