Siga o OTD

Maratona Aquática

Ana Marcela e Allan do Carmo fecham “temporada” na Europa

Dupla disputa Campeonato Francês de Maratonas Aquáticas para fechar temporada de competições no velho continente

Ana Marcela Cunha tem uma vitória e uma segunda colocação desde o retorno após pandemia (Satiro Sodré/redeesporte)

Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo têm, neste fim de semana, os últimos desafios nesta “Temporada Europeia” que a dupla viveu em agosto. Os nadadores brasileiros, que retornaram aos treinamentos na Missão Europa, disputam neste sábado (26) e domingo (27), o Campeonato Francês de Maratona Aquática, na Ilha de Lazer de Jablines-Annet (Seine-et-Marne).

Já garantida na Olimpíada de Tóquio no ano que vem, Ana Marcela (atleta do Time Nissan e do Time Ajinomoto), que ganhou uma e foi vice em outra nas duas primeiras competições após a retomada aos treinos, mede forças contra atletas campeãs mundiais e nadadoras que também já estão classificadas para os Jogos Olímpicos.

+ Poliana Okimoto lidera movimento em prol da natação feminina

Ainda em busca de uma vaga na equipe brasileira que disputará o pré-olímpico, Allan do Carmo também vem embalado. Depois do vice-campeonato na Ilha da Madeira, agora ele chega ao forte campeonato francês para nadar ao lado do medalhista olímpico Marc-Antoine Olivier, já classificado também para Tóquio.

Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo
Allan do Carmo ainda luta por uma vaga nos Jogos de Tóquio (Divulgação)

“É uma competição muito forte. Os franceses têm vários nadadores de altíssimo nível. Vai ser uma prova interessante. Infelizmente entrou uma frente fria aqui e, talvez, tenhamos que nadar com traje de borracha. Vamos saber no congresso técnico. O importante é ter um bom nível competitivo para os dois se manterem ativos”, falou o treinador da dupla Fernando Possenti.

A maratona aquática de 10 km será disputada neste sábado em seis voltas e a prova de 5 km será no domingo em três voltas. Depois do Campeonato Francês, Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo retornam ao Rio de Janeiro, onde retomam os treinos no Parque Aquático Maria Lenk.

Festival Nacional de Maratonas Aquáticas

O final de semana também contará com competições realizadas nas águas brasileiras. Piscinas de dez estados do Brasil receberão, neste sábado (26), o I Festival Nacional de Maratona Aquática Indoor. Ao todo 66 duplas se inscreveram para a competição que definirá os primeiros campões nacionais de Maratonas Aquáticas Indoor do Brasil.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Festival Nacional de Maratona Aquática será disputado em dez estados brasileiros
Festival Nacional de Maratonas Aquáticas será disputado em dez estados brasileiros (Divulgação/FPDA)

Exclusivo para atletas das categorias de base, o torneio terá um percurso de 250 metros, realizada em piscina, em formato triangular. Uma mulher e um homem formam um time que somarão seus tempos. Cada sede registrará suas marcas e enviará para a CBDA. As três equipes com os melhores tempos do Brasil serão premiadas e ganharão kits da Speedo.

Mais em Maratona Aquática