Siga o OTD

Maratona Aquática

Sem vaga na maratona, Viviane Jungblut busca chance na natação

Nadadora versátil, a gaúcha de 23 anos ainda tem chance de conseguir a classificação olímpica através da piscina

Viviane Jungblut - sem vaga na maratona, tentará classificação para Tóquio na natação
Especialista na maratona aquática, Viviane Jungblut também compete provas na piscina - natação e maratona aquática(Satiro Sodré/ SSPress/ CBDA)

A gaúcha Viviane Jungblut estava terminando a preparação para a seletiva olímpica do Troféu Brasil – Maria Lenk quando a pandemia do coronavírus interrompeu os treinos e trouxe indecisão antes dos Jogos de Tóquio serem oficialmente adiados para 2021.

“No começo foi uma aflição, ficamos bem ansioso para saber qual seria a decisão. Estávamos na reta final para a seletiva, então foi bem preocupante no primeiro momento, não sabíamos como ia ser. Depois que saiu a decisão, ficamos mais aliviados”, comentou a nadadora em uma live no instagram da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Mesmo com o adiamento dos Jogos, os nadadores continuam sem saber o que vai acontecer no futuro. Com a pandemia ainda ameaçando o mundo, o planejamento para a sonhada vaga em Tóquio continua difícil.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“É um pouco complicado ainda porque não sabemos quando isso vai acabar, quando poderemos retomar os treinos. Agora tem que se manter ativo para não perder tanto na volta aos treinos. A tendência é a que a seletiva seja em abril do ano que vem, então tem que programar a cabeça para isso. Tem que olhar para o lado positivo, agora tenho mais tempo pra treinar”, projetou Viviane.

Vaga olímpica

Especializada na maratona aquática, mas também competidora das provas de piscina, Viviane Jungblut não conseguiu a vaga olímpica nas águas abertas, mas ainda pode ir para os Jogos de Tóquio pela natação.

A vaga na maratona escapou no Mundial de Esportes Aquáticos da Coreia do Sul em julho de 2019. A prova dos 10 km classificaria as dez primeiras colocadas, mas Viviane terminou na 12ª colocação.

“No começo eu estava focada, preparada para tudo que iria vir, e eu fiz uma estratégia e cumpri”, contou. “Foi minha melhor prova, estava bem preparada. No final chegou todo mundo junto, tudo embolado, ninguém sabia o que tinha acontecido. E quando vi que tinha ficado em 12º deu aquela raiva, pensei o que poderia ter feito, mas depois eu parei e aceitei ‘foi minha melhor prova, fiz o que pude, fiz o meu melhor e faltou pouco'”, completou a brasileira, que conseguiu também o feito histórico de ser a primeira nadadora a competir no mundial tanto em águas abertas, quanto nas piscinas.

Viviane Jungblut é o segundo maior nome da maratona aquática brasileira
Viviane Jungblut é o segundo maior nome da maratona aquática brasileira (Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

Redenção no Pan

Se Viviane não conseguiu a vaga olímpica no Mundial na Coreia do Sul, pôde se redimir nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, conquistando medalhas tanto na natação, quanto na maratona.

Na prova de 10 km da maratona conseguiu um bronze e fez dobradinha brasileira no pódio com Ana Marcela Cunha, que conquistou a medalha de ouro.

Na piscina, Viviane chegou em 6º lugar na prova dos 400 m livre, mas, depois, conseguiu um bronze na prova dos 800 m livre.

“Em 2015 (em Toronto) eu fiquei de fora do Pan, era uma coisa que eu queria muito. Então, em 2019, quando me classifiquei pensei ‘vou aproveitar muito essa oportunidade’. E acho que foi o que me ajudou. Eu tinha acabado de vir de uma frustração e fui com outro ar para lá. Isso me renovou, mudei minhas energias. Falei ‘já foi, agora é página nova’”, lembrou.

Piscina x águas abertas

Atleta do Grêmio Náutico União, Viviane Jungblut começou na natação aos 7 anos, querendo imitar os irmãos que já praticavam o esporte. Seguindo a tradição do clube gaúcho, a nadadora de 23 anos passou a competir também nas águas abertas.

Em 2012, chegou à seleção brasileira de base através da maratona aquática e, em 2017, conseguiu passar na seletiva e entrar na seleção adulta.

Entre 2017 e 2018, a gaúcha foi quatro vezes ao pódio em etapas do Fina Marathon Swim World Series. Após a aposentadoria de Poliana Okimoto, Viviane se consolidou como a segunda melhor da modalidade no país, atrás de Ana Marcela Cunha.

“Eu estava sempre na dúvida entre piscina e maratona, mas depois que entrei pra seleção, eu falei ‘Quero ir pra maratona e deixar a piscina um pouco em segundo plano'”. Opção possível apenas para uma versátil nadadora.

Mais em Maratona Aquática