Siga o OTD

Maratona Aquática

Ana Marcela fica em quinto e se classifica para Olimpíada

Ana Marcela Cunha fica em quinto na prova de 10km da maratona aquática e se classifica para a Olimpíada de Tóquio

Ana Marcela Cunha chegou ao Mundial com resultados consistentes e pinta de favorita. Tinha subido ao pódio em todas as provas de 10km disputadas na temporada, mas em Gwangju acabou não conseguindo alcançar a medalha e ficou em quinto lugar. Apesar de não ter conseguido o resultado que esperava, a brasileira garantiu a classificação para a Olimpíada de Tóquio. Faltou pouco para a compatriota Viviane Jungblut também carimbar o passaporte para o Japão, mas ela ficou em 12º. e apenas as dez primeiras garantiam vaga. A vencedora foi a chinesa Xin Xin, que deu um sprint espetacular nos últimos metros e tornou-se pela primeira vez campeã mundial.

“Comparando com Kazan (Mundial de 2017), para mim, foi um resultado muito melhor. Apesar de em Kazan eu ter ficado em terceiro e ter classificado para a Olimpíada (do Rio 2016), a gente tomou quase 20 segundos de diferença da Aurelie (Aurelie Muller) e da Sharon (Sharon van Rouwendall). Na verdade, acho que é a primeira vez que a prova feminina foi decidida tão junto. Do terceiro até o sexto, sétimo (na verdade até o oitavo lugar), foi muito apertado”, analisou Ana Marcela Cunha.

Apesar disso, a supercampeã baiana, dona de nove medalhas em campeonatos mundiais – três de ouro, duas de prata e quatro de bronze –, confessou que sentiu um gostinho amargo por ter ficado fora do pódio.

“Estou feliz por estar na Olimpíada. É gostoso ter um ano para se preparar para estar lá, pois meu sonho é uma medalha olímpica. Mas estou meio triste por não conseguir uma medalha, porque eu venho de três mundiais sempre disputando. Mas é isso. Temos agora que colocar a cabeça no lugar. Temos o 5km, o revezamento e os 25km e quero me preparar bem para as outras provas e fazer um bom mundial, como a gente tem feito”.

A prova

No começo, Ana Marcela Cunha apertou o ritmo e logo com três minutos de prova já se destacava no primeiro lugar. Aos poucos,  no entanto, ela foi ficando um pouco para trás, enquanto a francesa Lara Graongeon foi para a ponta. Ao final da primeira volta, a brasileira, como parte de sua estratégia, passou reto do posto de hidratação e voltou a assumir a liderança.

A partir da segunda volta, as nadadoras passaram a se alternar bastante na primeira colocação. Kareena Lee, da Austrália, Paula Ruiz, da Espanha, Finnia Wunram, da Alemanha, e Haley Anderson, dos Estados Unidos, foram algumas das atletas que ficaram por algums momentos na liderança. Ana Marcela, por outro lado, optou por ficar um pouco para trás, mas sempre se mantendo no pelotão da frente, sem deixar com que as líderes desgarrassem.

Na metade da prova, ao final da terceira volta, Haley Anderson, que estava em primeiro, parou para se hidratar e a francesa Lara Grangeon foi para a primeira colocação. Neste momento, Ana Marcela Cunha ocupava a terceira colocação, enquanto Viviane Jungblut estava em 19º. lugar.

A nadadora gaúcha, no entanto, apertou o ritmo  e começou a subir na classificação e chegou a estar na sétima colocação. Ao final da quarta volta, Lara Grangeon, que tinha voltado para a liderança, foi ultrapassada pela também francesa Aurelie Muller.

Atual bicampeã mundial da prova dos 10km, Aurelie Muller começou a ditar o ritmo da prova, liderou toda a quinta volta e entrou na última na primeira colocação. Lara Grongeon estava em segundo, Finnia Wunram em terceiro e Ana Marcela Cunha em quarto. Já Viviane Jungblut passou na nona colocação.

Os últimos 1666m foram emocionantes. Enquanto Aurelie Muller tentava se manter em primeiro, mais nadadoras encostaram no primeiro pelotão e aumentaram a briga pelo pódio. Ana Marcela Cunha aumentou o ritmo das braçadas e a impressão era a de que ela brigaria com a francesa pela medalha de ouro. Mas a chinesa Xin Xin surpreendeu, atacando pelo lado e assumindo a liderança nos últimos metros para sagrar-se campeã mundial.

Na reta final, Ana Marcela Cunha acabou ficando para trás e terminou na quinta colocação, apenas pouco mais de três segundos atrás da chinesa. A americana Haley Anderson conquistou a medalha de prata e a italiana Rachele Bruni ficou em terceiro. Já a francesa Aurelie Muller, que liderou a maior parte da prova, terminou apenas na 11ª. colocação, uma posição a frente de Viviane Jungblut, e não conseguiu vaga para a Olimpíada.

“Nos últimos trezentos metros eu estava em primeiro e segundo junto com a Aurelie, que terminou em 11º. A prova foi muito forte. A gente nadou para uma hora, cinquenta (minutos) e pouco. Normalmente, a gente nada para duas horas, duas horas e seis, nessa casa. Essa prova é seletiva olímpica, não tem jeito, todo mundo vai nadar 200% aqui”, ressaltou.

Para ela, o destino de Aurelie Muller, 11ª na prova deste domingo, comprova o altíssimo nível técnico da competição na Coreia. “Aqui, a campeã mundial do ano retrasado, em Budapeste 2017, que é a bicampeã mundial na verdade, porque ganhou em Kazan 2015 também, não se classificou para a Olimpíada. Maratona é isso. Você está bem hoje e amanhã pode não ter um bom resultado. Eu já fui 11ª também em 2011, sei como é isso, e tenho certeza de que ela vai vir com tudo para nadar a prova dos 5km”.

Para Ana Marcela, o fato de ela ter se segurado nos momentos decisivos é outro fator que merece ser celebrado. “Ter aguentado e ter tido um sprint final razoavelmente bom me deixa feliz. A chinesa, a Xin Xin, surpreendeu muito no final de prova, apesar de ela já ter nadado muito bem e ter sido quarto na Olimpíada (no Rio 2016). Ela simplesmente chegou, passou e abriu um pouquinho”, elogiou.

Classificação final da prova de 10km da maratona aquática:

1º. Xin Xin (China) – 1h54min47s1

2º. Haley Anderson (Estados Unidos) – 1h54min48s1

3º. Rachele Bruni (Itália) – 1h54min49s9

4º. Lara Grangeon (França) – 1h54min50s0

5º. Ana Marcela Cunha (Brasil) – 1h54min50s5

6º. Ashley Twichell (Estados Unidos) – 1h54min50s5

7º. Kareena Lee (Austrália) – 1h54min50s5

8º. Finnia Wunram (Alemanha) – 1h54min50s7

9º. Leonie Beck (Alemanha) – 1h54min51s0

10º. Sharon Van Rouwendaal (Holanda) – 1h54min51s1

11º. Aurelie Muller (França) – 1h54min51s2

12º. Viviane Jungblut (Brasil) – 1h54min51s9

13º. Arianna Bridi (Itália) – 1h54min52s0

14º. Fuwei Dong (China) – 1h54min56s7

15º. Esmee Vermeullen (Holanda) – 1h54min58s4

16º. Anna Olasz (Hungria) – 1h54min58s7

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Maratona Aquática