Siga o OTD

Maratona Aquática

Ana Marcela Cunha volta com tudo para o circuito mundial

Ana Marcela Cunha retorna ao circuito mundial vencendo os 10km da etapa de Lake Ohrid na Série Mundial

Ana Marcela Cunha, da Maratona Aquática
arquivo

A brasileira Ana Marcela Cunha venceu os 10km da etapa de Lake Ohrid, na Macedônia, a sétima da Série Mundial de maratona aquática. Ela marcou 2h11min38s nesta quarta-feira (28) batendo dois segundos e meio à frente da italiana Rachele Bruni. Em terceiro chegou outra italiana, Arianna Bridi com 2h11min41.

A vitória marca o retorno de Ana Marcela Cunha ao circuito mundial de maratona aquática. Ela ficou fora das duas etapas anteriores no Canadá – Lac St Jean e Lac Megantic – por conta de sua participação nos Jogos Pan-Americanos de Lima, onde foi campeã.

Por conta da ausência, Ana Marcela Cunha perdeu a liderança isolada do ranking mundial. Das quatro etapas que participou, ela venceu três e ficou em segundo em outra. Na volta objetivo era conseguir bons resultados nas três provas restantes da temporada para recuperar o máximo de terreno possível. Um deles já veio.

Rachelle Bruni entrou na competição na frente do ranking com 3.750 pontos, seguida por Ariana Bridi, com 3.200. Ana Marcela aparece na terceira colocação com 3.100 pontos. Cada vitória vale 800 pontos. Faltam ainda duas etapas, ambas na China em setembro.

Apertada, mas folgada

Agora em Lake Ohrid, apesar de o resultado ter sido apertado, Ana Marcela Cunha nadou com um tempo ‘folgado’. Na final dos Jogos Pan-Americanos, por exemplo, ela venceu com 2h00min51. O tempo de Lake Ohrid valeria a 14ª colocação em Lima. Em julho nadou o percurso em 1h54min50 na final do Mundial de Gwangju, o quinto melhor tempo.

O ano de Ana Marcela Cunha vem sendo cheio de conquistas. Na etapa portuguesa da Série Mundial em Setúbal, ela venceu e se tornou a maior campeã da história da competição com 22 títulos, ultrapassando a lenda alemã Thomas Lurz. Em meados de agosto recebeu o troféu comemorativo de sua entrada no International Marathon Swimming Hall of Fame (Hall da Fama da Maratona Aquática).

Um pouco antes, no início de agosto, venceu os 10km dos Jogos Pan-Americanos de Lima e já mirou seu grande objetivo: Tóquio 2020. “A gente começa hoje a se preparar para os Jogos Olímpicos. A partir de amanhã, falta um ano para a nossa prova, do feminino. Então, acredito que começar com o pé direito, com essa medalha, não só que faltava, mas sendo ouro, foi muito importante nessa jornada até a prova dos 10km dos Jogos Olímpicos”, afirmou a nadadora, na ocasião.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Maratona Aquática