Siga o OTD

Levantamento de Peso

Laura Amaro pega top-5 no Mundial de levantamento de peso

Laura Amaro ergue 241kg e fica em quinto lugar na categoria até 81kg do Mundial de Riad

Laura Amaro ergue barra durante disputa do Mundial de levantamento de peso
(Foto: Miriam Jeske/COB)

A brasileira Laura Amaro conseguiu um bom resultado no Mundial de levantamento de peso, em Riad, na Arábia Saudita, nesta sexta-feira (15). Ela ficou em quinto lugar na classificação geral da categoria até 81kg, após erguer 241kg (108kg no arranco e 133kg no arremesso). É o melhor resultado do país na competição até aqui.

Laura teve apenas duas tentativas válidas, mas elas foram suficientes para lhe garantir entre as melhores atletas da prova. No arranco, a carioca iniciou sua participação obtendo êxito na marca de 108kg. Em seguida, falhou duas vezes para 112kg. Caso tivesse acertado, igualaria o recorde brasileiro da categoria, que é dela mesma, do Campeonato Brasileiro deste ano.

Já no arremesso, Laura Amaro também teve sucesso em sua primeira tentativa, em 133kg, mas depois falhou para 138kg e para 140kg. No total, a brasileira acumulou 241kg e encerrou a prova na quinta colocação. Ela teve a sétima maior marca do arranco na competição e ficou em quinto lugar na classificação do arremesso. Mesmo se tivesse acertado as tentativas que errou, Laura não teria um lugar no pódio.

Pódio na categoria

Dominante no levantamento de peso, a China fez dobradinha na categoria até 81kg. Liang Xiaomei levou o ouro com 281kg erguidos. Foram 122kg no arranco e 159kg no arremesso, o que é o novo recorde mundial da categoria. Wang Zhouyu ficou com a prata, com 122kg no arranco e 155kg no arremesso, totalizando 277kg. Por fim, a australiana Eileen Cikamatana levou o bronze, com 256kg (110kg + 146kg).

Atualmente, Laura Amaro aparece na décima colocação do ranking olímpico e, hoje, estaria classificada para os Jogos de Paris-2024. Os rankings, porém, só serão encerrados em 24 de abril de 2024. Laura tem 22 anos de idade e foi medalhista de prata no arranco da categoria até 76kg do Mundial de 2021. Em seu currículo, também há dois bronzes em Pan-Americanos.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Levantamento de Peso