Siga o OTD

Tóquio 2020

Brasil deve ficar de fora de Open Pré-Olímpico por restrições de viagem

Fronteiras estão fechadas para residentes do Brasil, mas competição tem pontuação menor e não interfere tanto no ranking olímpico

Sul-Americano de Levantamento de Peso
(Renato Macassi)

A CBLP (Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos) não deverá enviar seus atletas para o Campeonato Sul-Americano e Pré-Olímpico de levantamento de peso, que acontece de 10 a 14 deste mês. Isso porque a competição será em Cali, na Colômbia, e o governo local fechou suas fronteiras para residentes no Brasil em razão da pandemia da Covid-19.

A entidade enviou comunicado à Confederação Sul-Americana (CSLP), ao comitê organizador da competição, à Federação Internacional (IWF) e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). Como a restrição está diretamente ligada à pandemia e ao Governo da Colômbia, a decisão foge à alçada da CBLP. E, assim, o planejamento prévio para o Sul-Americano de levantamento de peso não poderá ser concretizado, como aconteceu também com atletas de outros esportes.

+Brasil já tem 220 atletas classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio

Além disso, as companhias aéreas comumente usadas para o trajeto também não estão operando entre os dois países. As linhas que poderiam fazer escalas em outras nações não autorizam a presença de residentes no Brasil para o percurso neste momento.

Situação olímpica

O Sul-Americano de levantamento de peso em Cali tem pontuação menor e, por isso, não interfere tanto no ranking olímpico. Fernando Reis, com pontuação entre os oito melhores do mundo na categoria +109kg, deverá ter a vaga confirmada ao fim da competição. Os outros atletas do Brasil precisam aguardar o fechamento do ranking olímpico para que a situação seja definida.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Natasha Rosa (49kg feminino) e Jaqueline Ferreira (87kg feminino) têm as maiores chances de garantir seu lugar em Tóquio. Marco Túlio Gregório (96kg masculino), Serafim Veli (96kg masculino), Rosane Santos (55kg feminino) e Luana Madeira (49kg feminino) aguardam o fechamento do ranking e a definição dos países para conquistarem uma vaga pelo ranking das Américas.

Mais em Tóquio 2020