A brasileira Laura Amaro bateu nesta quarta-feira (8) o recorde brasileiro do arremesso na categoria até 77 quilos do levantamento de peso. Ergueu 139 quilos durante o Mundial da Noruega, três quilos a mais do que a marca anterior, que já era dela e fora obtida no Pan-Americano da modalidade, em julho, na Colômbia.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Além dos 139 quilos no arremesso, Laura Amaro ergueu 107 no arranco e totalizou 246 quilos, igualando recorde brasileiro do somatório. Foi a segunda brasileira que igual uma marca nacional durante o Mundial. Na quinta-feira (2), Emily Rosa fez o mesmo no arranco da categoria até 48 quilos.
- Portland de Tiago Splitter é superado em noite inspirada dos Rockets
- Naná brilha na estreia e Brasil derrota Portugal na Billie Jean King Cup
- André e Renato renascem no Mundial com vitória sobre campeões olímpicos
- Jaque revela truque para convencer Murilo a participar de seus vídeos
- O dia do Brasil no esporte: confira a agenda deste sábado
Sexto, quarto e quinto
Laura Amaro, vice-campeã em 2021, competiu esse ano no Grupo B do Mundial de Levantamento de Peso e ficou em primeiro lugar. Após a realização do Grupo A, onde estão atletas com maior peso de entrada, ela fechou a competição em sexto lugar no arranco, quarto no arremesso e quinto no total.
Começo difícil
Laura Amaro não começou bem a disputa. Falhou duas vezes no arranco, com 107 kg, só conseguindo completar o movimento de forma correta na terceira tentativa. O recorde brasileiro neste exercício também é dela, 110 kg.
No arremesso, ela iniciou conservadora, com 133 kg, três abaixo do recorde nacional. Cumpriu sem problemas. Na segunda tentativa, partiu para os 137 kg, completou o movimento, mas os jurados anularam. Partiu, então, para 139 kg e obteve sucesso para quebrar o recorde brasileiro.
Perto da medalha
A marca foi apenas um quilo abaixo da terceira colocada, a estadunidense Martha Rogers, que disputou o grupo A e ficou com o bronze do arremesso. E a dois quilos da colombiana Mari Perinan no total, também bronze. Como Laura fez o movimento primeiro, se igualasse, ficaria com a medalha.
Lutando e lutando
“Feliz com a minha competição, melhorando o resultado no arremesso, que é uma das lutas da minha carreira. Lutando também com o arranco. Na terceira tentativa, consegui acertar a cabeça para poder finalizar a tentativa. A gente também entrou um pouquinho mais alto e era esse o objetivo mesmo”, disse Laura Amaro após competir no Mundial de Levantamento de Peso.
Ela falou também sobre competir no Grupo B, onde ainda não havia estado. “É um pouco diferente a competição, você tem que segurar mais a cabeça, não tem aquela pressão. Acima de tudo, sei que dei tudo de mim na competição, especialmente quando invalidaram o segundo movimento e a gente ainda aumentou. São respostas que a gente está tendo de melhoria”., disse Laura.
Bora, Taiane!
Ela finalizou agradecendo o trabalho do técnico da Seleção, Alex Tozzi, e o incentivando a colega Taiane Justino. “O Alex e a Taiane ali atrás também sempre estiveram comigo, me passando confiança, independente de erros ou acertos. Então, isso para mim foi o que fez a diferença para que no final eu fizesse o melhor movimento de todos e acertasse o 139 kg”, finalizou.
Taiane encerra às 6h (Brasília) de sábado (11) a participação do Brasil no Mundial da Noruega. Ela compete na categoria acima de 86kg feminino, no Grupo B. Além dela, Laura e Emily, a delegação foi representada por Thiago Félix. A grande ausência foi Matheus Pessanha.