Siga o OTD

Atletismo

Thiago Braz dá largada em ano olímpico com 2ª pior estreia neste ciclo

Campeão olímpico do salto com vara em 2016, brasileiro terminou em 5º lugar na França com 5,60 m e vê rivais evoluindo

Thiago Braz Liga Diamante Bruxelas
Thiago Braz começou a temporada 2021 ainda exibindo a mesma irregularidade dos anos anteriores (Arquivo/Wagner Carmo/CBAt)

Dono da única medalha de ouro do atletismo brasileiro na Olimpíada Rio-2016, Thiago Braz deu a largada para a temporada do ano olímpico dos Jogos de Tóquio nesta terça-feira (9). Só que o atleta do salto com vara passou longe das grandes marcas. No Meeting indoor (pista coberta) de Liévin, na França, Braz ficou em quinto lugar, com o salto de 5,60 m.

Este resultado representou o segundo pior resultado do brasileiro em estreias de temporada neste ciclo olímpico.

Antes de mais nada, é importante dizer que começar o ano com um resultado abaixo do esperado não necessariamente indica uma temporada problemática. O próprio exemplo de Thiago Braz mostra que isso não é uma regra imutável.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Siga

Em 2016 mesmo, ele acumulou vários resultados ruins nas competições indoor. Depois, foi evoluindo ao longo do ano, chegando no espetacular salto de 6,03 m, recorde olímpico que lhe rendeu o ouro no Rio.

A marca desta terça-feira, contudo, só foi melhor em relação à obtida em 2019, quando começou a temporada em Berlim (ALE) com apenas 5,56 m.

+ Rosangela Santos iguala melhor tempo da vida e é prata nos 60 m na França

Confira na tabela abaixo os resultados de Thiago Braz em suas primeiras provas de cada temporada no atual ciclo olímpico:

AnoLocalProvaTipoMarcaClassificação
28/01/2017Rouen (FRA)MeetingIndoor5,86 m
26/01/2018Berlim (ALE)MeetingIndoor5,70 m
01/02/2019Berlim (ALE)MeetingIndoor5,56 m
08/02/2020Rouen (FRA)MeetingIndoor5,74 m
09/02/2021Liévin (FRA)MeetingIndoor5,60 m
Os resultados de Thiago Braz em suas estreias neste ciclo olímpico

Na prova em Liévin, o brasileiro começou conservador, ao ultrapassar a marca de 5,45 m de primeira. Na sequência, superou sem sustos a barra em 5,60 m. Ao tentar 5,74 m, Thiago Braz falhou nas três tentativas e terminou a prova em quinto lugar, empatado com o filipino Ernest John Obiena.

Rivais à frente

O resultado apenas regular do brasileiro nesta estreia não seria necessariamente um problema se seus principais rivais não estivessem saltando bem mais alto do que ele já em fevereiro. A vitória em Liévin ficou novamente com o sueco Armand “Mondo” Duplantis, recordista mundial do salto com vara.

Desta vez, sem tentar quebrar sua própria marca, Duplantis ganhou com 5,86 m. Mesmo resultado do americano Chris Nielsen, que terminou em 2º pelos critérios de desempate. O terceiro lugar ficou com outro rival conhecido de Thiago Braz, o francês Renaud Lavillenie, que marcou 5,80 m. Outra ameaça ao brasileiro na Jogos de Tóquio-2020, o polonês Piotr Lisek cravou 5,74 m, na quarta colocação.

Ainda faltam pouco mais de cinco meses para Thiago Braz defender seu título olímpico em Tóquio, mas seria prudente que ele e seu técnico, o ucraniano Vitaly Petrov, já ligassem o alerta, para manter vivo o sonho de um novo pódio olímpico.

Clique no link e seja você também um apoiador do blog. Ajude a combater a monocultura esportiva no Brasil.

Mais em Atletismo