Siga o OTD

Laguna Olímpico

Escalada esportiva é aprovada para o Pan de Santiago-2023

A escalada foi incluída durante a Assembleia Geral da Panam Sports, que reelegeu o chileno Neven Ilic para comandar a entidade

Escalada jogos mundiais
A escalada esportiva no Pan de Santiago-2023 será classificatória para a Olimpíada de Paris-2024 (Reprodução/Instagram)

A escalada esportiva, um dos três esportes que irão estrear no programa olímpico nos Jogos de Tóquio-2020, agora também é pan-americano. Nesta quarta-feira (16), durante Assembleia Geral da Panam Sports, que foi realizada de forma virtual, a modalidade foi aprovada para integrar o programa dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Siga

Ao lado do skate e do surfe, a escalada esportiva fará sua primeira aparição em uma edição olímpica nos Jogos que foram adiados para o ano que vem, em razão da pandemia do coronavírus. No Pan de Lima-2019, apenas o surfe esteve presente. O skate alegou problemas de calendário e como teria etapas importantes do circuito mundial na mesma época, os principais atletas das Américas não participariam. Em razão disso acabou excluído dos Jogos. Para 2023, contudo, os três estarão juntos.

A estreia pan-americana da escalada esportiva ainda terá um componente a mais para estimular os atletas, que será a chance de qualificação para a Olimpíada de Paris-2024. Inegavelmente, um atalho considerável para os atletas das Américas. “Acreditamos que o nosso esporte trará um valor adicional aos Jogos Pan-Americanos, onde os atletas do continente poderão ganhar sua passagem para Paris-2024. Estar no Pan será fundamental para nossa evolução”, afirmou Marcos Scolaris, presidente da IFSC (Federação Internacional de escalada esportiva).

Todo o programa esportivo do Pan de Santiago foi confirmado nesta quarta. Ao todo, serão 38 modalidades e em relação aos Jogos de Lima, só não estará presente o fisiculturismo.

Ilic reeleito por unanimidade

Neven Ilic Panam Sports
Neven Ilic foi reeleito para comandar a Panam Sports nesta quarta (Divulgação/Panam Sports)

A Assembleia Geral da Panam Sports também aproveitou para confirmar um novo mandato ao chileno Neven Ilic, que foi reeleito por unanimidade nesta quarta-feira, recebendo 52 votos. No cargo desde 2017, Ilic agora cumprirá um mandato de mais quatro anos, tendo justamente uma edição dos Jogos Pan-Americanos em seu país natal.

“Estou muito feliz em poder continuar trabalhando pelo esporte das Américas”, disse Ilic, ao final da eleição, realizada virtualmente. Em 2017, ele enfrentou uma eleição acirrada, onde superou inclusive o brasileiro Carlos Arthur Nuzman, que era então presidente do COB.

Antes que o Pan de Santiago-2023 aconteça, contudo, Neven Ilic tem em seu radar a organização do 1º Pan-Americano da Juventude, que deveria ter ocorrido em Cali (COL) este ano, mas foi transferido para 2021, também em razão da pandemia.

Mais em Laguna Olímpico