Siga o OTD

Paris 2024

Vila Olímpica de Paris-2024 será ecológica e acolhedora

Inaugurada no último dia 29, a Vila Olímpica de Paris-2024 se destaca pelo cuidado com o meio ambiente e como ponto de encontro para famílias

Visão aérea dos prédios da Vila Olímpica Paris 2024
A Vila Olimpica de Paris 2024 foi inaugurada dentro do prazo (Reprodução/Twitter Paris 2024)

A Vila Olímpica de Paris 2024, entregue oficialmente na última quinta-feira (29), em uma cerimônia que teve a presença do presidente Emmanuel Macron, pode ser considerada a primeira medalha da França na Olimpíada. Além de cumprir rigorosamente o cronograma da obra, a casa dos atletas – que também será usada na Paralimpíada – é ecologicamente correta e sustentável. Para completar, terá um espaço para acolher os atletas que pretendem ficar mais próximos aos filhos, com uma creche instalada em plena Vila.

Acompanhe o blog no TwitterFacebook e no Instagram.

Reportagem do jornal francês “L’Équipe” informou que a Vila Olímpica e Paralímpica de Paris-2024 usará o local originalmente reservado para o gabinete do prefeito da Vila, cargo que não existirá este ano, em uma creche para receber os filhos pequenos dos atletas.

O prefeito da Vila Olímpica tem uma função meramente protocolar. Recebe cada uma das 206 delegações em uma cerimônia na área internacional, no período que antecede o início dos Jogos. Em geral, é um ex-atleta do país anfitrião o escolhido para a tarefa. Só como curiosidade, nos Jogos Rio-2016 a ex-jogadora e medalhista olímpica do basquete, Janeth Arcain, foi a prefeita na Vila Olímpica em Jacarepaguá.

Espaço familiar

Sem contar mais com o cargo do prefeito, a ideia para ocupar o espaço de seu gabinete dentro da área de 52 hectares da Vila Olímpica, localizada numa antiga área industrial entre as cidades de Saint-Denis e Sait-Ouen, foi o de dar um clima mais acolhedor aos atletas. O gabinete do prefeito dará lugar a uma espécie de creche, no chamado Pavilhão Copérnico, no qual os atletas poderão se encontrar com os filhos pequenos durante o dia.

Pelas regras do COI (Comitê Olímpico Internacional), apenas atletas e outros credenciados da delegação podem dormir na Vila Olímpica. Mas a possibilidade de que um atleta possa se encontrar, mesmo que por algumas horas, com seus filhos e aliviar a tensão natural da competição, é no mínimo uma iniciativa elogiável.

Para os atletas franceses, o benefício pode ser ainda maior. Os comitês olímpico e paralímpico da França permitirão às atletas mães que ainda amamentam seus filhos possam dormir com eles. Quartos em um hotel próximo à Vila estão reservados para isso. Ainda não se sabe quantos atletas irão optar em dormir fora dos alojamentos e nem se outros comitês olímpicos nacionais irão imitar a iniciativa. Mas não há como negar que ideias como estas tornam os Jogos Olímpicos muito mais humanizados.

Pegada ecológica

Com apenas 3% do orçamento original ultrapassado, a Vila Olímpica de Paris-2024 custou cerca de € 2 bilhões (R$ 10,7 bilhões). Em 2025, o local abrigará em moradias e escritórios para seis mil residentes e outros seis mil pessoas que terão lá o seu local de trabalho. A localização teve como um de seus objetivos revitalizar um subúrbio economicamente carente de Seine-Saint-Dennis.

A Vila dos Atletas terá como principal destaque o conceito de ser ecologicamente correta. Para reduzir as emissões de carbono, foram usados muitos materiais naturais em sua construção, com energia 100% renovável. Todos os alimentos consumidos no restaurante principal serão provenientes de fontes naturais. Além disso, painéis solares no topo dos prédios deverão atender as necessidades de eletricidade do complexo.

Ao todo, são 82 edifícios, 3.000 apartamentos e 7.200 quartos. A Vila de Paris-2024 receberá 10 mil atletas na Olimpíada e 4.500 nas Paralimpíadas.


Segurança violada?

Uma cena digna de filme de espionagem deixou a organização dos Jogos Paris 2024 de cabelo em. Uma mochila contendo um lap top e dois cartões de memória USB, que teriam detalhes dos planos de segurança para a Olimpíada e Paralimpíada, foi furtada em um trem na estação Gare du Nord na última segunda-feira (26). A mala pertencia a um engenheiro da prefeitura da Paris, que a colocou no bagageiro sobre o seu assento e depois percebeu que não estava mais lá.

Cerca de 2 mil policiais irão trabalhar na segurança dos Jogos Paris-2024 (Pixbay)

Mais tarde, tanto a polícia da França quanto a prefeitura de Paris informaram que os equipamentos continham apenas dados referentes ao controle de tráfego das cidades-sede da Olimpíada e Paralimpíada.

O medo de que informações vitais de segurança foram vazadas veio pelo depoimento do próprio engenheiro. Segundo ele, foram perdidos planos da polícia municipal para garantir a segurança durante os Jogos.

Embora tenha negado o vazamento de dados secretos, a Câmara Municipal de Paris tomou medidas para fortalecer a segurança e evitar invasões. Já o Ministério Público francês iniciou uma investigação sobre o roubo. No total, 37 mil profissionais de segurança, além de dois mil policiais municipais, trabalharão durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.


Olímpicas

Ar-condicionado particular

Nem a previsão de uma onda de calor recorde durante Paris-2024 fez os organizadores aceitarem instalar ar-condicionados nos quartos da Vila Olímpica. A justificativa é que o isolamento térmico dos prédios impedirá o acúmulo de calor e que um sistema de refrigeração de água fria que deixa as temperaturas dos quartos mais agradáveis. Mas em uma entrevista à CNN, Joyce Ardies, gerente de Jogos e Operações Internacionais do COB (Comitê Olímpico do Brasil), disse que os dormitórios do Time Brasil terão ar-condicionado próprios. “Estamos falando de atletas olímpicos de alto rendimento. E não ter a temperatura ideal para o descanso afeta diretamente a performance”, afirmou.

Prévia coloca Brasil no top 10

O quadro de medalhas virtual da Gracenote, empresa de estatística subsidiária da Nielsen, teve uma nova atualização divulgada na última quinta-feira (29) e em relação ao Brasil, apresentou uma queda no total de pódios. A mais nova previsão coloca o Time Brasil com 18 medalhas (nove de ouro, duas de prata e sete de bronze). Na lista divulgada em janeiro eram 19. Mesmo assim, pelo total de ouros, o Brasil segue no top 10, à frente de países como Espanha, Canadá e Coreia do Sul. Pela previsão, os Estados Unidos ficarão na primeira posição, com 121 medalhas (37 de ouro, 37 de prata e 47 de bronze).

Recorde na Paralimpíada

Com abertura programada para o dia 28 de agosto, a Paralimpíada de Paris-2024 já bateu o seu primeiro recorde mesmo antes de começar. Um número inédito de emissoras deverá cobrir a competição, segundo o IPC (Comitê Paralímpico Internacional). Na última quarta-feira (28), a entidade confirmou que a venda de direitos de transmissão aumentou em mais de 20% em comparação com Tóquio-2020. Para Paris, mais de 160 países e territórios irão transmitir as competições. Nos Jogos realizados no Japão, 154 países transmitiram o evento, para uma audiência global de 4,1 bilhões de pessoas. Neste ano, outro marco será que as 22 modalidades do programa paralímpico terão transmissão ao vivo, contra 19 em Tóquio.


O Número

14.250

É o total de leitos que estarão à disposição na Vila Olímpica durante os Jogos Paris-2024


A FRASE

Quero que recebamos o mundo nas melhores condições possíveis e que não estraguemos a festa”

Tony Estanguet, presidente do comitê organizador Paris-2024, apelando para uma trégua social entre trabalhadores de vários setores, que ameaçam fazer greve durante a Olimpíada.


Mais em Paris 2024