Siga o OTD

Laguna Olímpico

#Tbt olímpico: há 72 anos, começava a 1ª Olimpíada pós-guerra

A cidade suíça de St. Moritz recebeu os Jogos de Inverno em 1948, cuja abertura oficial ocorreu em 30 de janeiro, há 72 anos

Tem uma brincadeira muito conhecida na internet chamada #tbt. Abreviatura para a expressão em inglês “throwback thursday”. Em português, seria algo como “quinta-feira da nostalgia”. Pois nesta quinta (30) tivemos um #tbt olímpico. Há exatamente 72 anos, começava a primeira edição de Jogos Olímpicos após a Segunda Guerra Mundial, a Olimpíada de Inverno de St. Moritz 1948.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog Laguna Olímpico no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Clique e siga

Sempre que se conta a história das Olimpíadas, costuma-se creditar aos Jogos de verão de Londres-1948 como o marco para a retomada da festa olímpica, após os seis anos de horrores causados pelos combates na Segunda Guerra.

Na prática, porém, a volta ocorreu no começo de 1948. No dia 30 de janeiro de 1948, a cidade suíça de St. Moritz foi escolhida pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) para receber os Jogos. Naquela época, que durou até 1992, era comum que as edições olímpicas dos Jogos de Verão e inverno fossem disputadas no mesmo ano.

Para os suíços, receber a Olimpíada de 1948 nem foi mesmo um evento inédito. Vinte anos antes, St. Moritz foi a sede dos Jogos de 1928.

Poucos participantes

Como muitos países, especialmente na Europa, ainda tentavam se reconstruir após a guerra, os Jogos de Inverno de St. Moritz foram prestigiadas por apenas 28 nações. Um total de 668 atletas (591 homens e 77 mulheres) disputaram 22 eventos de nove modalidades esportivas.

Ao final da competição, no dia 8 de fevereiro, dois países dividiram a liderança. Noruega e Suécia terminaram com dez medalhas, sendo quatro de ouro. A anfitriã Suíça terminou com o mesmo número de medalhas, porém com uma dourada a menos.

Individualmente, o principal nome da primeira Olimpíada do pós-guerra foi o francês Henri Oreiller, que obteve naquela edição três medalhas, duas de ouro e uma de bronze, no esqui alpino. Ele venceu a prova do dowhill e o combinado, ficando em terceiro lugar no slalom.

VEJA TAMBÉM: 

A história das Olimpíadas de Inverno: St. Motiz 1948 
A história das Olimpíadas de Inverno: St. Moritz 1928 
PyeongChang tem saldo positivo e salva imagem da Olimpíada de Inverno

Mais em Laguna Olímpico