Siga o OTD

Almanaque

A história das Olimpíadas de Inverno: St. Moritz-1948

Após a Segunda Guerra Mundial, a Olimpíada de Inverno adotou o discurso da renovação ao retomar a competição em St. Moritz, que já havia recebido os Jogos

Após a interrupção causada por conta da Segunda Guerra Mundial, as Olimpíadas de Inverno voltaram a ser realizadas em 1948. A sede escolhida pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) foi a cidade suíça de St. Moritz, que já havia recebido a segunda edição dos Jogos, em 1928.

Jogos de St. Mortiz-1948

Data da disputa: 30 de janeiro a 8 de fevereiro de 1948
Total de atletas participantes: 669 (592 homens e 77 mulheres)
Países participantes: 28
Total de eventos com medalhas em disputa: 22
Modalidades disputadas: bobsled, combinado nórdico, esqui alpino, esqui cross-country, salto de esqui, skeleton, hóquei no gelo, patinação artística e patinação de velocidade

Nova era

Até para reforçar o espírito de alívio com o fim do conflito que devastou o mundo por seis anos, estes Jogos foram batizados de “Jogos da Renovação”

Medalhas democráticas

Com 22 eventos em disputa nos Jogos de St. Moritz-1948, em apenas dois deles houve repetição de campeões. Apenas o francês Henri Oreiller, do esqui alpino, e o sueco Martin Lundström, do esqui cross country, ganharam duas medalhas de ouro nesta edição.

Campeões estreantes

Os Jogos de St. Moritz-1948 acabaram marcando a primeira vez que dois países conquistaram suas primeiras medalhas de ouro na Olimpíada de Inverno. Os títulos de Henri Oreiller no esqui alpino (dowhill e combinado masculino) foram os primeiros ouros da França na competição. Já a conquista de Dick Button na patinação artística individual significou o primeiro título olímpico dos Estados Unidos na prova.

 

Quadro de medalhas (os 5 primeiros)

 

  1. Noruega e Suécia – 10 (4 de ouro, 3 de prata e 3 de bronze)
  2. Suíça – 10 (3 de ouro, 4 de prata e 3 de bronze)
  3. Estados Unidos – 9 (3 de ouro, 4 de prata e 2 de bronze)
  4. Áustria – 8 (1 de ouro, 3 de prata e 4 de bronze)

 

VEJA TAMBÉM:

A história das Olimpíadas de Inverno: Garmich-Partenkirchen-1936
A história das Olimpíadas de Inverno: Lake Placid-1932
A história das Olimpíadas de Inverno: St. Moritz-1928
A história das Olimpíadas de Inverno: Chamonix-1924

Mais em Almanaque