Siga o OTD

Judô

Brasil recebe Campeonato Pan-Americano e Oceania em abril

Em abril, o Rio sedia o Pan-Americano e Oceania acontece. O torneio é o último continental classificatório para Paris-2024

Pan-Americano de Judô
Foto: Judo Canadá

O Rio de Janeiro vai sediar o Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô de 2024. O evento realizado pela Confederação Brasileira da modalidade está marcado para acontecer entre os dias 22 e 28 de abril. A competição é o último continental classificatório para os Jogos Olímpicos de Paris e reúne os principais judocas das Américas e da Oceania nas classes sub-18, sub-21 e sênior.

Os campeonatos continentais distribuem até 700 pontos (medalha de ouro) no ranking da Federação Internacional de Judô. Neste ano, é uma das últimas etapas válidas para a classificação olímpica. No ano passado, em Calgary (CAN), o Brasil terminou com 15 medalhas, sendo seis delas douradas. Além disso, se sagrou campeão por equipes mistas ao derrotar Cuba na decisão. 

“Eu estou honrado em anunciar a realização deste evento continental das Américas junto da Oceania. É uma ótima oportunidade para demonstrar os laços da família do judô, junto com as capacidades esportivas dos dois continentes em um só evento”, expôs o presidente da Confederação Pan-Americana de Judô, Carlos Zegarra Presser.

“Temos o compromisso de oferecer o melhor evento possível, com infraestrutura, organização e a típica paixão brasileira em tudo o que fazemos. Este campeonato tem enorme importância na classificação para Paris 2024. Por isso, nos esforçaremos para oferecer as melhores condições aos judocas em busca da cobiçada vaga olímpica”, disse Silvio Acácio Borges, presidente da CBJ.

Programação

As disputas na Arena Carioca 1 começam na segunda-feira (22), para a classe Sub-18. Em seguida, na terça-feira (23), lutam os judocas da classe Sub-21. Por fim,  a quarta (23) ficará com as competições por equipes mistas das duas classes.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Pan-Americano e Oceania de Judô da classe sênior dá a sua largada na sexta-feira (26) e segue até domingo (28), quando a disputa por equipes mistas encerra o evento. A entrada do público será gratuita todos os dias.

*Com informações da Confederação Brasileira de Judô (CBJ)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Judô