Siga o OTD

Judô

Seleção de judô disputa Grand Slam no Uzbequistão

Rafaela Silva será uma das estrelas do Grand Slam de Tashkent de judô. Brasil terá 12 atletas na competição

Rafaela Silva irá competir no Grand Slam de Tashkent
(Foto: Emanuele Di Feliciantonio/IJF)

Nesta semana, a seleção brasileira de judô disputa mais uma etapa do Grand Slam da modalidade. Dessa vez, 12 brasileiros irão lutar no GS de Tashkent, no Uzbequistão. O destaque da delegação do Brasil no evento é a campeã olímpica Rafaela Silva, que foi campeã mundial na cidade em 2022.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Esta será a terceira edição do Grand Slam de Tashkent. Em 2021, o Brasil conquistou uma medalha de prata com Beatriz Souza (+78kg) e, no ano passado, foi bronze com Giovani Ferreira (-90kg). Já em 2022, a capital do Uzbequistão sediou o Campeonato Mundial de judô, onde o Brasil ganhou quatro medalhas: os ouros de Rafaela Silva e Mayra Aguiar, a prata de Beatriz Souza e o bronze de Daniel Cargnin.

“Quando eu viajo para algum lugar que já tive bom desempenho na competição, gosto de voltar, competir lá e sentir o clima e a adrenalina do país. Lá [no Uzbequistão] eles acompanham bastante e vibram muito com o judô, então acredito que esse Grand Slam não vai ser tão diferente da atmosfera do Campeonato Mundial. Com certeza terão boas energias e eu espero ter um desempenho bem parecido, ainda mais em ano olímpico”, disse a judoca que recentemente fez um período de treinamento em Paris com a forte seleção feminina da França.

Brasileiros em Tashkent

Dos 12 brasileiros competindo no Grand Slam de Tashkent, dois serão os principais cabeças de chave de suas categorias. Na -66kg masculina, William Lima, 10º do ranking mundial, lidera a lista de inscritos. Já Rafaela Silva será a principal estrela da chave da -57kg feminina. Ela ainda pode reeditar a final do Mundial de 2022, já que a japonesa Haruka Funakubo também irá competir em Tashkent. Veja abaixo a lista de brasileiros que irão disputar a competição:

Equipe Feminina:
48kg — Natasha Ferreira (Sociedade Morgenau/F.PR.JUDÔ)
57kg — Rafaela Silva (C.R. Flamengo/FJERJ)
63kg — Ketleyn Quadros (Sogipa/FGJ)
63kg — Gabriella Mantena (Minas Tênis Clube/FMJ)
70kg — Ellen Froner (E.C. Pinheiros/FPJUDÔ)
70kg — Luana Carvalho (Umbra-Vasco da Gama/FJERJ)
+78kg — Giovanna Santos (C.R. Flamengo/FJERJ)

Equipe Masculina:
66kg — Willian Lima (E.C. Pinheiros/FPJUDÔ)
90kg — Giovani Ferreira (E.C. Pinheiros/FPJUDÔ)
90kg — Marcelo Gomes (C.R. Flamengo/FJERJ)
100kg — Leonardo Gonçalves (Sogipa/FGJ)
100kg — Rafael Buzacarini (E.C. Pinheiros/FPJUDÔ)

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Judô