Siga o OTD

Judô

Três medalhistas do Pan conquistam o Brasileiro Sênior

Rafaela Silva, Gabriel Falcão e Kayo Santos, judocas que subiram no pódio no Pan de Santiago, foram campeões do torneio nacional

Judoca Rafaela Silva, uma das destaques do Brasileiro de Judô (Lara Monsores/CBJ)
(Lara Monsores/CBJ)

O Campeonato Brasileiro Sênior de judô foi realizado na cidade de Vitória-ES entre sexta-feira (10) e sábado (11) e reuniu alguns dos principais judocas do país no tatame do Ginásio Tancredão, na capital do Espírito Santo. Os principais destaques foram os títulos de Rafaela Silva, Gabriel Falcão e Kayo Santos, atletas que subiram no pódio do Pan de Santiago, no Chile.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

No feminino, Rafaela Silva, campeã olímpica e bicampeã mundial, se desafiou a conquistar o título brasileiro nos 70kg e cumpriu a meta com show no tatame. “A gente sabe da filosofia e da mentalidade dos japoneses. Lá a gente vê peso ligeiro lutando no absoluto e aqui eu tive isso como um desafio. Vim me desafiar, subir duas categorias e consegui sair daqui bem satisfeita com desempenho. Tinha bastante atleta canhota que é o que eu preciso treinar e não tem tantas atletas assim no meu clube, um pouco mais pesadas. Então, eu consegui alinhar meus golpes para esse tipo de situação e acho que vai me ajudar na minha categoria. Eu sempre me desafio pensando no meu futuro e na minha categoria”, explicou Rafa após vencer três lutas por ippon.

Assim, ela estreou com vitória sobre Nathália Arruda, do Mato Grosso do Sul. Depois, passou por Pâmela Palma, de São Paulo, nas punições. Por fim, na decisão, venceu Gabrielle Ferreira, do Rio de Janeiro, por ippon. “Eu conheço as meninas, a Gabi é do Rio, do meu antigo clube. E elas brincaram comigo, perguntaram o que eu estava fazendo, que se pesasse abaixo da categoria iam mandar me cortar e falaram que esperam que no ano que vem eu venha no 78kg, não no 70kg”, disse a judoca.

Gabriel Falcão e Kayo Santos levam o ouro entre os homens

Quem também pegou a conexão de Santiago direto para Vitória e também brilhou foram Kayo Santos (100kg) e Gabriel Falcão, que também lutou em outra categoria e se deu bem. Campeão pan-americano no 73kg, Falcão subiu para o 81kg nesse Brasileiro Sênior e venceu todas as lutas até a final contra seu conterrâneo Pedro Medeiros.

Por outro lado, Kayo manteve-se no meio-pesado (100kg) e conquistou seu primeiro título brasileiro sênior logo em sua primeira participação, mantendo a boa fase que lhe rendeu o bronze em Santiago. “Eu estou muito feliz por ter conquistado esse meu primeiro título brasileiro no sênior, vejo que estou conseguindo evoluir na categoria, muito feliz pela minha competição e resultado”, avaliou Kayo. “Santiago foi um ritmo muito grande para eu chegar aqui bem também e sair com essa medalha”, completou.

Minas Gerais leva o título por equipes mistas

Além disso, a seleção de Minas Gerais conquistou o título inédito do Campeonato Brasileiro Sênior por Equipes Mistas. Na decisão, os mineiros bateram a equipe do Rio Grande do Sul por 4 a 1.

Na campanha pelo título, Minas bateu o Paraná (4 a 0), Mato Grosso do Sul (4 a 2) e superou o Rio de Janeiro (4 a 0), na semifinal. Do outro lado da chave, a equipe do Rio Grande do Sul saiu de bye na primeira rodada e estreou com vitória sobre Pernambuco (4 a 0), nas quartas-de-final. Na semifinal, os gaúchos bateram o Mato Grosso (4 a 1) e avançaram à decisão. 

O confronto pelo ouro começou com vantagem para o Rio Grande do Sul, com vitória de Kátia Alves (+70kg), nas punições, sobre Victoria Oliveira. Mas, a equipe de Minas engatou uma reação com quatro vitórias seguidas e liquidou o duelo. Juscelino Nascimento (+90kg) bateu Leonardo Lopes por ippon. Logo depois, Shirlen Nascimento (57kg) finalizou Ketelly Alves com chave de braço. Na sequência, Julio Koda Filho (73kg) marcou um waza-ari no golden score contra Gabriel Genro, enquanto Sarah Nascimento (70kg) bateu Eduarda Rosa, nas punições.

*Com informações da Confederação Brasileira de Judô

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Judô