Siga o OTD

Judô

Rio vence Paraná e conquista título inédito do Brasileiro Sub-21

Neste domingo (6), os judocas cariocas derrotaram os paranaenses na final por equipes do Campeonato Brasileiro Sub-21 de Judô

Seleção Carioca no pódio após o título do Campeonato Brasileiro Sub-21 de Judô
Divulgação/CBJ

A seleção do estado do Rio de Janeiro conquistou pela primeira vez o título do Campeonato Brasileiro Sub-21 de Judô por equipes. Neste domingo (6), os judocas cariocas derrotaram os paranaenses na final disputada em Lauro de Freitas, na Bahia. Rio Grande do Sul e São Paulo terminaram com o bronze. No sábado (5), aconteceram as disputas individuais.

Na decisão, o Rio abriu o placar com Kauan Jorge derrotando João Costa nas punições pela categoria 90kg. Contudo, o Paraná empatou após Emilly Santos aplicar um ippon em Ana Soares (+90kg). Na sequência, os cariocas dominaram o duelo. Com vitórias de Gabriel dos Santos (+90kg), Beatriz Comanche (57kg) e Arthur Santos (73kg), a equipe fechou em 4 a 1 e conquistou o título inédito.

“A equipe estava bem unida, estávamos convictos que íamos conseguir fazer boas lutas. Com isso e com o apoio dos técnicos a gente conseguiu sair campeã e levar a vitória para o Rio”, comemorou Arthur. “O mais fundamental foi a união da equipe para a gente chegar até aqui, um apoiando o outro, sem briga. Perdemos, mas tentamos dar o máximo para vencer”, comentou Emilly, destaque da equipe paranaense. 

Assim como os cariocas, os gaúchos e paulistas venceram por 4 a 1 para conquistarem suas medalhas de bronze. No confronto contra Santa Catarina, o Rio Grande do Sul fez o placar com triunfos de Felipe Vaz (90kg), Enya Pires (+70kg), Felipe Silva (+90kg) e Claiton Faria (73kg). Enquanto isso, o São Paulo contou com vitórias de Gabriel Freitas (90kg),  Luana Oliveira (+70kg), Pedro Alvarenga (+90kg) e Vinícius Ardina (73kg) para derrotar o Mato Grosso do Sul.

Destaques individuais

O Rio de Janeiro também se destacou nas disputas individuais do Campeonato Brasileiro Sub-21 de Judô. No último sábado (6), a Seleção carioca liderou o quadro de medalhas masculino. Por outro lado, no feminino, a ponta da classificação terminou com o Distrito Federal. 

Três ouros, uma prata e dois bronzes vieram de cariocas em disputas individuais masculinas do Brasileiro Sub-21. Em seguida, ficaram os paulistas com a mesma quantidade de medalhas. Contudo, acabaram terminando atrás devido a um quinto lugar de um atleta do Rio. Paraná ficou em terceiro, com um ouro e dois bronzes.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Entre as mulheres, destaque para o Distrito Federal, que conquistou três ouros e dois bronzes e terminou com a liderança isolada. O Rio Grande do Sul ficou logo depois com um ouro e duas pratas. Por fim, o Rio de Janeiro completou o pódio feminino com ouro, uma prata e dois bronzes.

Confira a relação dos campeões

Feminino

48kg – Mariana Nunes (RJ)
52kg – Fabiane Pires (DF)
57kg – Bianca Reis (DF)
63kg – Sophia Câmara (DF)
70kg – Kaillany Cardoso (MG)
78kg – Emilly Santos (PR)
+78kg – Kátia Alves (RS) 

Masculino

60kg – Michel Augusto (60kg)
66kg – Ronald Lima (66kg)
73kg – Vinícius Ardina (SP)
81kg – Kauan Jorge dos Santos (RJ)
90kg – Gustavo Milano (PR)
100kg – Matheus Guimarães (RJ)
+100kg – Gabriel dos Santos (RJ) 

*Com informações da Confederação Brasileira de Judô (CBJ)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Judô