Siga o OTD

Judô

Brasil volta a ficar zerado no segundo dia do judô na Universíade

Luana Costa venceu uma luta, enquanto Gabriel Falcão, Maria Paula Guilherme e Thiago Pinho caíram na estreia

Luana Costa atleta do judô nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu
(Foto: Saulo Cruz/CBDU)

O judô brasileiro não segue bem nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu. Assim como aconteceu no primeiro dia, o país venceu apenas uma luta neste domingo (30) e perdeu os demais jogos na primeira rodada. Luana Costa (63kg) foi a responsável pela vitória brasileira. Maria Paula Lizardo (70kg), Gabriel Falcão (73kg) e Thiago Pinho (8k1g) caíram logo na estreia.

Atleta de Educação Física, Luana Costa venceu a indiana Unnati Sharma após forçar três punições à adversárias. Em seguida, porém, ela caiu diante da francesa Agathe Devitry com um ippon. Natural de Brasília, Luana tem 24 anos e mudou-se para o Rio de Janeiro há cinco anos. Hoje, treina no Instituto Reação-RJ. A judoca já disputou competições com a seleção brasileira adulta.

Entre outros brasileiros no dia, todos perderam na estreia. Cabeça de chave, Gabriel Falcão (73kg) era um dos favoritos ao pódio e acabou derrotado pelo italiano Edoardo Mella com um waza-ari. Mesmo resultado para Thiago Pinho (81kg), que perdeu para o finlandês Eetu Ihanamaki. Por fim, entre as mulheres, Maria Paula Guilherme entrou direto nas oitavas e perdeu para a taiwanesa Liao Yu-jung com ippon.

Com os resultados do dia, o Brasil acumula duas vitórias e nove derrotas no judô dos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu. Nove atletas do país já entraram em ação e nenhum deles superou as quartas de final. As competições individuais serão encerradas nesta segunda-feira (31). Millena Silva (70kg), e Agatha Silva (+78kg) lutam pelas mulheres, enquanto Giovanni Ferreira (90kg), Lucas Lima (100kg) e João Cabral (+100kg) representam os homens.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Judô