Siga o OTD

Tênis

Brasileiros arrasam ugandenses em estreias no tênis em Chengdu

Jackson Xavier e Tayná Mendes venceram jogos com direito a pneus e avançaram nos Jogos Mundiais Universitários

Tayná Mendes em ação no tênis dos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu; Jackson Xavier também venceu
(Foto: Wesley Felix/OTD)

O Brasil avançou com dois atletas para a segunda rodada dos torneios individuais do tênis nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu, na China. Tayná Mendes e Jackson Xavier venceram atletas de Uganda com tranquilidade, na estreia da competição, na madrugada deste domingo (30). Eles ganharam por 2 sets a 0, com direito a pneus.

A carioca Tayná Mendes superou Jovia Nakayenga em 6/2 e 6/0, em 43 minutos. Ela chegou a abrir 4/0 no primeiro set, teve duas quebras seguidas e venceu oito games consecutivos para conseguir a vitória. Na próxima rodada, ela enfrentará a francesa Alicia Robble, que é a 222ª colocada do ranking mundial e é a cabeça de chave número 1 do torneio.

“Gostei muito do jogo. Deu para dar uma sentida no clima do torneio. Estou muito feliz. Bora para a próxima”, disse Tayná, que tem 23 anos e conheceu o tênis aos cinco. Hoje, a atleta mora em Porto Seguro-BA e é treinada por seu pai, Roni Mendes. Ela faz faculdade de Educação Física e foi bicampeã dos Jogos Mundiais Universitários (JUBs) representando a Uninassau-PB.

Os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu deveriam ter sido realizados em 2021, mas foram adiados pela pandemia de covid-19. Estão sendo realizados entre 28 de julho e 8 de agosto, mas mantiveram Chengdu-2021 nas marcas.

Com show de aces, Jackson Xavier supera estreia

Jackson Xavier também não teve problemas para vencer sua primeira partida nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu. Ele bateu Edward Birungi por 6/1 e 6/0, em apenas 41 minutos de partida. O cearense contou com saques muito potentes e, assim, anotou seis aces.

“Foi uma primeira rodada muito boa e tive boas sensações sacando. Fiquei um pouco nervoso, claro, assim como em toda estreia, sentindo o clima, o ambiente e a torcida. Foi uma primeira rodada muito legal. Vamos para cima da Coreia”, falou Jackson que nasceu em Fortaleza-CE e estuda na Unifor-CE.

Garantido na segunda rodada, Jackson assim enfrentará o sul-coreano Yunseok Jang. O adversário é o 783º colocado do ranking da ATP e, por isso, é o cabeça de chave número 6 do torneio. Em caso de vitória, o brasileiro se classificará para as oitavas de final do torneio.

Mas a primeira rodada não foi só de vitórias para os brasileiros. Outro representante do tênis nos Jogos Mundiais Universitários, Leandro Marinho perdeu para o suíço Henry Von Der Schelenburg por 2 sets a 0, em duplo 6/0.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis