Siga o OTD

Judô

Daniel Cargnin retorna aos tatames na próxima semana, na Bahia

Dois meses após cirurgia, medalhista olímpico Daniel Cargnin vai competir no Open Pan-Americano da Bahia, em 8 de julho

Daniel Cargnin vibra; o judoca estará presente no Open Pan-Americano da Bahia
(Foto: Gabriela Sabau/IJF)

O judoca Daniel Cargnin já tem data e local marcados para retornar aos tatames: 8 de julho, no Open Pan-Americano da Bahia. O medalhista olímpico em Tóquio 2020 ficou dois meses afastado devido uma cirurgia de hérnia discal e, agora, recuperado 100%, vai em busca de pontos valiosos na classificação para Santiago 2023.

“Estou feliz por estar voltando. Foi um período que refleti bastante e acredito que amadureci muito psicologicamente”, disse ele.

Atualmente, Cargnin é o segundo colocado no ranking olímpico e sexto do mundo na categoria até 73kg. No ano passado, ele levou um bronze no Mundial e um ouro no World Masters. Já em 2023, foi medalhista de prata no tradicional Grand Slam de Paris e bronze no Grand Slam de Tel Aviv. A lesão apareceu às vésperas do Mundial de Doha e o forçou a pausar uma sequência de seis competições seguidas subindo ao pódio, mas a rotina intensa de fisioterapia e preparação física o possibilitou de voltar ao shiai-jo e lutar em casa.

“Fico feliz por lutar, depois de um bom tempo, uma competição internacional no Brasil e mostrar o nível de um atleta medalhista olímpico e mundial”, declarou Daniel Cargnin.

O Open da Bahia chega como um importante passo para Cargnin carimbar sua segunda participação em Jogos Pan-Americanos — em Lima 2019, ele conquistou a prata. No momento, o sogipano está no limite da classificação, em nono lugar no ranking pan-americano. Para Santiago 2023, classificam-se os nove melhores de cada peso. 

Uma vitória na Bahia pode dar mais 200 pontos e, assim, ajudá-lo a subir mais posições no ranking. Gabriel Falcão é o judoca já confirmado nessa categoria pelo título dos Jogos Pan-Americanos Júnior Cali-2021. 

*CBJ

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Judô