Siga o OTD

Judô

Brasil leva 11 medalhas no primeiro dia do Open de Guayaquil

Amanda Lima,Ketleyn Quadros, Rafaela Silva, Willian Lima e Yasmim Lima foram campeões no Equador e somam pontos no ranking

Equipe brasileira de judô com medalhas no aberto de guyaquil rumo aos jogos pan-americanos de santiago
Twitter - CBJ

A seleção brasileira levou cinco ouros, duas pratas e quatro bronzes no primeiro dia do Aberto de Guayaquil de Judô neste sábado (1), com destaque para domínio completo nas disputas femininas. O judô brasileiro está em peso na cidade equatoriana com 30 atletas. São 17 homens e 13 mulheres em busca de valiosos pontos para o ranking organizado pela Panam Judo para os Jogos de Pan-Americanos de Santiago 2023. As sete categorias restantes serão disputadas neste domingo (2).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Os nove melhores atletas ao fim do período classificatório , com o limite de um por país se classificam para os Jogos Pan-Americanos, que começam em 20 de outubro. Completam a chave um representante do Chile, além dos vencedores do Pan-Americano Juvenil de Cali 2021. Porém, se mais de um atleta de cada país estiver na zona de classificação a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) poderá selecionar o representante brasileiro em Santiago.

4 títulos e 2 vices em 4 categorias femininas

Na disputa dos 57kg, Rafaela Silva venceu Jessica Lima pela final em Guayaquil e ambas garantiram que estarão no top-9. Na outra final 100% brasileira, Ketleyn Quadros venceu Gabrielle Moraes e passa a ser a nova líder do ranking pan-americano na 63kg feminina.

Completaram o domínino brasileiro nas disputas femininas Amanda Lima nos 48kg e Yasmim Lima nos 52k, bem como Thayna Lemos, bronze nos 52kg. Amanda garantiu sua vaga nos Jogos Pan-Americanos, sendo a única brasileira no páreo nesta categoria. Ademais, Alexia Nascimento já tem uma vaga em Santiago 2023 garantida por ser a campeã do Pan juvenil de Cali 2021. Já nos 52kg, Yasmin e Thayna estão na zona classificatória, mas Larissa Pimenta, que não participou do Aberto de Guayaquil, também já tem pontos garantidos para a levar para Santiago nesta categoria.

Willian Lima salva o dia no judô masculino

Willian Lima foi o único brasileiro medalhista de ouro nas três disputas masculinas do dia. Com a vitória nos 66kg ele entra na zona de classificação para Santiago 2023, no qual o também brasileiro Eric Takabatake – que não esteve no Equador – segue como líder.

Pelos 73kg, Michael Marcelino foi medalhista de bronze e levou seus 200 primeiros pontos na corrida. Jeferson Santos Júnior terrminou em sétimo, mas com 280 pontos segue atrás de Daniel Cargnin (300). O medalhista olímpico volta aos tatames na Bahia em busca da vaga para Santiago. Essa é a categoria em que momentaneamente o Brasil corre mais riscos de ficar de fora do torneio pan-americano.

Completando a campanha brasileira, o Brasil levou seis atletas para a disputa dos 60kg, incluindo Matheus Takaki, cabeça 1 do torneio. Melhor brasileiro no ranking olímpico ele estreou direto nas oitavas, mas caiu. Chrystian da Silva, vencedor da seletiva brasileira esta semana caiu para Michel Augusto nas quartas e em seguida para Ryan Conceição na repescagem, dessa forma terminando em sétimo. Ryan e Michel terminaram com um bronze, mas enquanto Ryan conquistou um ippon ainda no primeiro minuto, Michel teve uma luta de exatos sete minutos rumo ao pódio.

Com o resultado, Michael soma 482 pontos no ranking e Ryan 440, ambos se colocando na zona de classificação. Chrystian foi para 200 votos, enquanto Takaki soma apenas 40 pontos. A categoria, portanto, segue embolada e todos os judocas disputarão o Aberto da Bahia, em Lauro de Freitas, em 8 e 9 de julho. O Aberto de Lima, no Peru, em 22 e 23 de junho, será o último torneio na corrida para Santiago 2023. Os torneios no Brasil e Argentina dão 200 pontos para os vencedores, enquanto o Aberto de Guayaquil tem status especial e dá 500 pontos.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Judô