Siga o OTD

Judô

Por lesão, Daniel Cargnin está fora do Mundial de Doha

Daniel Cargnin tem hérnia de disco constatada, precisará passar por cirurgia e está fora do Mundial de judô

Daniel Cargnin enquanto lamenta por não estar no Mundial de judô
Daniel Cargnin é medalhista olímpico e mundial (Foto: Tamara Kulumbegashvili/IJF)

Baixa na delegação brasileira para o Mundial de judô. O medalhista olímpico Daniel Cargnin, que estava entre os convocados, apresentou dores na lombar por conta de uma hérnia de disco e precisará passar por procedimento cirúrgico. Por isso, acabou cortado da lista da competição, que acontecerá de 07 a 14 de maio, em Doha, no Catar.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

“Os exames de imagens mostraram uma hérnia discal com compreensão das raízes nervosas. Diante do quadro, o atleta precisou ser cortado e será submetido ao tratamento cirúrgico pelo Dr. Rafael Sugino, especialista em coluna”, explicou o Dr. Guilherme Garofo, médico da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
+ Fifa confirma Brasil e mais três candidaturas para sediar Copa do Mundo Feminina de 2027
+ Felipe Meligeni avança no quali do Masters de Madrid
+ Brasil tem 22 atletas classificados para a Olimpíada de Paris
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, Daniel Cargnin seria um dos principais nomes da delegação brasileira em Doha. Ele foi ao pódio do Mundial no ano passado e sagrou-se campeão do World Masters, no fim de 2022. Além disso, é o líder do ranking olímpico classificatório para Paris 2024.

O gaúcho de 25 anos, que compete na categoria até 73kg, vem de seis eventos consecutivos conquistando medalhas. Nesta temporada, ele foi ao pódio das duas competições do Circuito Mundial que disputou: foi prata no Grand Slam de Paris, na França, e bronze no Grand Slam de Tel Aviv, em Israel, ambos em fevereiro.

Em nota, a CBJ informou que a comissão técnica da seleção brasileira de judô está estudando as possibilidades de substituição de Cargnin no Mundial. Sua categoria, a até 73kg, é uma das seis categorias na disputa por equipes mistas na competição.

Outras baixas

Vale destacar que Larissa Pimenta (52kg) e Mayra Aguiar (78kg), titulares da seleção brasileira em suas respectivas categorias, também não vão ao Mundial. Larissa está lesionada, enquanto Mayra optou por se poupar fisicamente. Assim, a equipe brasileira conta com 16 atletas nesse momento:

Willian Lima (66kg), Guilherme Schimidt (81kg), Rafael Macedo (90kg), Giovani Ferreira (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Buzacarini (100kg), Rafael Silva (+100kg) e João Cesarino (+100kg); Natasha Ferreira (48kg), Amanda Lima (48kg), Rafaela Silva (57kg), Jessica Lima (57kg), Ketleyn Quadros (63kg), Gabriella Mantena (63kg), Ellen Froner (70kg) e Beatriz Souza (+78kg).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Judô