Siga o OTD

Judô

Guilherme Schimidt conquista a prata no Grand Slam de Astana

Com campanha de três vitórias, Guilherme Schimidt conquista a medalha de prata no Grand Slam de Astana

Guilherme Schimidt durante projeção contra adversário no Grand Slam de Astana de judô
(Foto: Emanuele Di Feliciantonio/IJF)

O brasileiro Guilherme Schimidt conquistou a medalha de prata no Grand Slam de judô em Astana, no Cazaquistão, neste sábado (17). Competindo na categoria até 81kg, ele venceu três lutas e perdeu a final para o tajique Somon Makhmadbekov na final.

Nono colocado do ranking mundial, Guilherme Schimidt foi o cabeça de chave número 1 da categoria até 81kg em Astana. Assim, estreou de forma direta nas oitavas de final do torneio. Na primeira luta, enfrentou o cazaque Aibol Nyssanali e levou a vitória com dois waza-aris. Em seguida, o brasileiro passou pelo espanhol José Maria Izquieta ao forçar três shidôs ao adversário.

Guilherme Schimidt projeta adversário no Grand Slam de judô
Guilherme Schimidt em técnica de solo com adversário (Foto: Emanuele Di Feliciantonio/IJF)

Já pela semifinal, Guilherme enfrentou o emiradense Nugzari Tatalashvili e, assim como aconteceu na luta anterior, venceu devido a punições do asiático. Na final, o brasileiro fez uma luta muito disputada contra Somon Makhmadbekov, do Tajiquistão, que foi para o golden score. Por lá, Guilherme recebeu o terceiro shidô e acabou derrotado.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Esta foi a terceira medalha de Guilherme Schimidt em um Grand Slam de judô, a primeira de prata. As outras duas foram de ouro, obtidas no ano passado, em Antalya e em Budapeste. Judoca do Minas Tênis Clube, Schimidt tem 22 anos de idade e foi medalhista de bronze no Mundial Júnior de 2019.

Por fim, vale destacar que Guilherme Schimidt é apenas um dos dois representantes brasileiros no Grand Slam de Astana de judô. Além dele, participa Rafael Macedo (90kg), que entra em ação neste domingo (18). A competição vale 1.000 pontos no ranking mundial e 500 no ranking olímpico para Paris-2024.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Judô