Siga o OTD

Judô

Rafael Macedo fica em 5º lugar no Grand Slam de Astana

Rafael Macedo venceu duas lutas, mas perdeu na semi e na disputa do bronze no Grand Slam de Astana

Rafael Macedo projeta adversário durante disputa do Grand Slam de Astana de judô
(Foto: Divulgação/IJF)

O brasileiro Rafael Macedo ficou em quinto lugar no Grand Slam de judô em Astana, no Cazaquistão, neste domingo (18). Após uma campanha de duas vitórias nas fases preliminares, ele foi derrotado na semifinal da categoria até 90kg e perdeu a disputa do bronze para o grego Theodoros Tselidis. Assim, o Brasil encerrou sua participação na competição, tendo conquistado uma medalha.

Número 11 do mundo em sua categoria, Rafael Macedo foi o principal cabeça de chave do Grand Slam de Astana. Dessa forma, ele inicisou sua trajetória já nas oitavas de final, ondepassou pelo georgiano Bakar Erashvili, com um waza-ari. Em seguida, o brasileiro foi bem contra o estoniano Klen Kaljulaid e conseguiu dois waza-ari para avançar.

Já na semifinal, Rafa perdeu para o francês Maxime-Gael Hambou em uma luta muito contestada. O brasileiro projetou o adversário durante o combate e chegou a comemorar, mas a arbitragem não deu pontuação e ainda lhe aplicou um shidô por movimento irregular da perna. Ele recebeu mais duas punições e, assim, saiu derrotado.

O judoca foi encaminhado para a disputa de terceiro lugar, onde encarou o grego Theodoros Tselidis, duas vezes medalhista de bronze em Campeonatos Europeus. Após muito equilíbrio, o duelo foi para o golden score, sem pontuação no tempo regulamentar. Rafa ficou um bom tempo pendurado com dois shidôs, até que Tselidis o projetou e conseguiu um waza-ari para vencer a luta.

Saldo final

Aos 28 anos, Rafael Macedo buscava sua terceira medalha em Grand Slams da carrira, após ter sido bronze em Antalya, no ano passado, e em Ekaterimburgo, em 2019. Ainda em 2022, também foi medalhista de bronze no Masters de Jerusalém. Já nesta temporada, chegou até as oitavas de final do Mundial de Doha, disputado há pouco mais de um mês.

Com o quinto lugar de Rafa, o Brasil assim encerra sua participação no Grand Slam de Astana. O país contou com apenas dois representantes na competição. O outro foi Guilherme Schimidt, que também foi cabeça de chave número 1 na categoria até 81kg e conquistou a medalha de prata. O torneio deu 1.000 pontos no ranking mundial e 500 no ranking olímpico do judô.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Judô