Siga o OTD

Judô

Daniel Cargnin voltará a lutar no segundo semestre

Após passar por cirurgia de hérnia de disco, Daniel Cargnin deve voltar às competições no início do segundo semestre de 2023

Daniel Cargnin no Grand Slam de Tel Aviv de judô
(Foto: Tamara Kulumbegashvili/IJF)

O medalhista olímpico Daniel Cargnin desfalcou o Brasil no Campeonato Mundial de judô, disputado no Catar no início de maio, após passar por uma cirurgia para tratar uma hérnia de disco. Mas o atleta deve voltar às competições em cerca de dois meses, de acordo com Rafael Sugino, médico da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Após conquistar uma medalha de bronze na categoria até 73kg no Mundial de 2022, Daniel Cargnin era uma das principais esperanças do Brasil no Mundial deste ano. No entanto, exames de imagem feitos antes da competição detectaram a hérnia de disco que exigiu uma intervenção cirúrgica realizada pelo Dr. Rafael Sugino,. Dessa forma, o atleta foi cortado da competição. Segundo o médico, Daniel Cargnin já faz fisioterapia e a expectativa é que ele volte a competir no início do próximo semestre.
+ Felipe Meligeni e Thiago Wild vencem no quali de Roland Garros
+ Brasil vence Inglaterra no GP de futebol de cegos com gols de Nonato
+ Time Brasil enfrenta Coreia do Sul na Billie Jean King Cuop
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“O Daniel está se sentindo muito bem e já está realizando o trabalho de fisioterapia, ao qual vem respondendo de maneira excelente”, afirma Rafael Sugino. “O atleta vinha sofrendo bastantes dores nos glúteos, que irradiavam para a perna gerando formigamentos e com considerável piora dos sintomas ao adotar posições simples, como sentar-se ou deitar-se. Felizmente, esta localização das dores foi um dos elementos mais importantes para o sucesso deste tipo de cirurgia, pois a liberação do nervo com uma cirurgia muito pequena é capaz de resolver o problema do atleta, diferente de quando a dor é predominantemente nas costas”, completa.

Rumo a Paris

Após conquistar a medalha de bronze na categoria até 66kg em Tóquio-2020, Daniel Cargnin subiu para a -73kg para este ciclo olímpico. Após um bom desempenho em 2022, o brasileiro cresceu no ranking mundial e no ranking olímpico. Mesmo sem ter participado do último Mundial, Daniel está em segundo lugar na lista que determina os atletas que disputariam a categoria em Paris-2024.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Judô