Siga o OTD

Judô

Eduardo Yudy e Luana Carvalho são convocados para o Mundial

Após ausências por lesão, Luana Carvalho e Eduardo Yudy entram na lista de convocados para o Mundial de judô

Eduardo Yudy e Luana Carvalho enquanto pousam para foto no Mundial de judô
(Fotos: IJF)

A seleção brasileira de judô tem dois novos convocados para o Campeonato Mundial de judô, que acontecerá em Doha, no Catar, a partir deste domingo (07). Eduardo Yudy (81kg) e Luana Carvalho (70kg) foram chamados após as lesões de Daniel Cargnin e Ellen Froner, cortados da lista inicial.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Eduardo Yudy disputará o torneio individual na categoria até 81kg, juntando-se a Guilherme Schimidt, que também compete neste peso. Ele entrou na lista de convocados depois que o medalhista olímpico Daniel Cargnin (73kg) teve uma lesão de hérnia de disco constatada e virou baixa para o Mundial.

Gabriel Falcão, integrante da categoria até 73kg, já havia sido convocado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para substituir Daniel na disputa por equipes mistas, mas um lugar nos torneios individuais masculinos ficou vago. Assim, Eduardo acabou chamado.

Luana Carvalho judô
Luana Carvalho é medalhista mundial júnior (Foto: Arquivo/Roberto Castro/ rededoesporte.gov.br/arquivo)

Assim como Gabriel Falcão, Luana Carvalho disputará apenas o torneio por equipes mistas em seu segundo Mundial Adulto. A carioca de 21 anos substitui Ellen Froner (70kg), que sofreu lesão no joelho durante os treinamentos na véspera do Mundial e acabou cortada de última hora.

Outras ausências

Vale destacar que, além desses cortes, o Brasil também não contará com a presença de Larissa Pimenta (52kg) e Mayra Aguiar (78kg), titulares da seleção, neste Mundial. Larissa tem uma lesão, enquanto Mayra, atual campeã mundial, optou por se poupar visando as competições do segundo semestre. Assim, o Brasil terá apenas seis atletas – em nove permitidas – nas disputas individuais.

O Mundial de judô em Doha, no Catar, acontecerá entre os dias 7 e 14 de maio. A competição é a mais importante do ano na modalidade e distribuirá mil pontos na corrida olímpica aos Jogos de Paris-2024 para o campeão. Na última edição, o Brasil faturou quatro medalhas: dois ouros (Mayra Aguiar e Beatriz Souza), uma prata (Beatriz Souza) e um bronze (Daniel Cargnin).

Dessa forma, assim será a delegação brasileira em Doha-2023:

SELEÇÃO MASCULINA

Willian Lima (60kg), Guilherme Schimidt (81kg), Eduardo Yudy Santos (81kg), Rafael Macedo (90kg), Giovani Ferreira (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Buzacarini (100kg), Rafael Silva (+100kg) e João Cesarino (+100kg).

SELEÇÃO FEMININA

Natasha Ferreira (48kg), Amanda Lima (48kg), Rafaela Silva (57kg), Jéssica Lima (57kg), Ketleyn Quadros (63kg), Gabriella Mantena (63kg) e Beatriz Souza (+78kg).

Convocados apenas para o Mundial por Equipes Mistas:
Luana Carvalho (70kg) e Gabriel Falcão (73kg)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Judô