Siga o OTD

Judô

Brasil conquista dois bronzes na abertura do Grand Slam de Tel Aviv

Natasha Ferreira e Larissa Pimenta conquistam medalhas de bronze no Grand Slam de Tel Aviv. Rafaela Silva é 5ª

Natasha Ferreira e Larissa Pimenta Grand Slam de Tel Aviv de judô
(Fotos: CBJ/IJF)

Bronzil! O Brasil conquistou duas medalhas de bronze na abertura do Grand Slam de Tel Aviv de judô, nesta quinta-feira (16). Natasha Ferreira (48kg) e Larissa Pimenta (52kg) venceram três lutas cada para irem ao pódio. Rafaela Silva (57kg) perdeu a disputa do terceiro lugar e, assim, ficou em quinto lugar. Outros quatro brasileiros também competiram no dia, mas não superaram as primeiras rodadas.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Natasha Ferreira

O principal destaque do dia foi Natasha Ferreira, que obteve a maior conquista da carreira. Logo de cara, ela derrotou a cabeça de chave número 1 da categoria até 48kg, a italiana Francesa Milani, com um waza-ari seguido de ippon. Assim, ela se garantiu nas quartas de final, onde superou a espanhola Laura Abelenda. Na semi, porém, perdeu para a israelense Tamar Malca, por hansokumake.

Natasha Ferreira Grand Slam de Tel Aviv de judô
Natasha Ferreira derrotando Milani (Foto: Kulumbegashvili Tamara/IJF)

Dessa forma, Natasha Ferreira foi encaminhada à disputa de terceiro lugar. Por lá, encontrou a estadunidense Maria Celia Laborde e levou o bronze após um belíssimo ippon. Esta foi a primeira medalha da brasileira em um grande evento do Circuito Mundial de judô. Ela tem 23 anos e havia participado de apenas oito competições internacionais antes de Tel Aviv.

+ Brasil é convocado para o Grand Prix do Egito de judô paralímpico
+ Seleção brasileira de taekwondo é definida após Grand Slam 2023
+ Maior nome do judô mundial, Teddy Riner vem ao Brasil para treinamentos
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Larissa Pimenta

Pela categoria até 52kg, Larissa Pimenta venceu três lutas e perdeu uma para ficar com a medalha de bronze. Quinta atleta mais bem ranqueada do seu torneio, ela estreou já nas oitavas de final e superou a israelense Paz Kafri com um ippon. Nas quartas, Pimenta perdeu para a italiana Odette Giuffrifa, oitava colocada do ranking mundial.

Larissa Pimenta Grand Slam de Tel Aviv de judô
Larissa Pimenta lutando contra israelense (Foto: Gabriela Sabau/IJF)

Dessa forma, a brasileira de 23 anos precisou ir à repescagem. Por lá, superou a polonesa Aleksandra Kaleta e se garantiu na disputa do bronze, onde teve pela frente a alemã Masacha Ballhaus e também venceu por ippon, conquistando a medalha. Este foi o quarto pódio de Larissa Pimenta em um Grand Slam, faturando o bronze pela terceira vez (também tem uma prata).

Rafaela Silva

A categoria de Rafaela Silva, a até 57kg, foi uma das mais fortes deste Grand Slam de Tel Aviv, com quatro das cinco primeiras colocadas do ranking mundial presentes. Cabeça de chave número 3 da categoria, Rafa estreou vencendo a polonesa Arleta Podolak (38ª) já na segunda rodada. Em seguida, ela superou a ucraniana Anastasiia Chyzhevska (138ª) e a belga Mina Libeer (13ª).

Rafaela Silva Grand Slam de Tel Aviv de judô
Rafaela Silva fez força, mas projetou ucraniana nas oitavas (Foto: Gabriela Sabau/IJF)

Garantida na semifinal, a brasileira teve uma pedreira pela frente: ela enfrentou a canadense Jessica Klimkait, vice-líder do ranking mundial. Em uma luta acirrada, que teve mais de cinco minutos de golden score, Klimkait levou a melhor após a brasileira receber três shidôs. Rafaela Silva foi para o bronze e por lá perdeu para a israelense Timna Levy, após receber três shidôs.

Outros brasileiros

Entre outras judocas em ação nas chaves femininas, Jessica Pereira venceu a isralaense Romi Dori e parou nas oitavas de final da categoria até 57kg, perdendo para a canadense Christa Deguchi, número 1 do mundo. Pelo peso meio-leve (52kg), Maria Taba superou a sul-africana Charne Griesel, caindo diante da suíça Fabienne Kocher na sequência.

Jessica Pereira Tel Aviv Natasha Ferreira Rafaela Silva Larissa Pimenta
Jessica Pereira venceu israelense, mas perdeu na sequência (Foto: Gabriela Sabau/IJF)

Dois atletas representaram o Brasil nas disputas masculinas do primeiro dia do Grand Slam de Tel Aviv de judô. Matheus Takaki (60kg) venceu o italiano Angelo Pantano, mas perdeu na sequência para o espanhol Francisco Garrigos (5º do ranking). Já Gabriel Genro Alves (66kg) superou o turcomeno Serdar Rahimov, perdendo para o isralaense Baruch Shmailov, cabeça de chave número 1, em seguida.

O Grand Slam de Tel Aviv é uma das competições mais importantes do ano, distribuindo até 1.000 pontos no ranking mundial e 500 no ranking olímpico. O evento segue até sábado (18), com a presença de mais 15 brasileiros. Nesta sexta-feira (17), será a vez de Ketleyn Quadros (63kg), Tamires Crude (63kg), Alexia Castilhos (70kg), Luana Carvalho, Daniel Cargnin (73kg), Eduardo Yudy (81kg) e Guilherme Schimidt (81kg) entrarem em ação.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Judô