Siga o OTD

Taekwondo

Grand Slam de taekwondo define seleção brasileira para 2023

Grand Slam, realizado no final de semana, definiu os 16 integrantes da seleção brasileira. Netinho ficou de fora

icaro miguel taekwondo grand prix de roma de taekwondo Brasil
Ícaro Miguel foi um dos vencedores (Foto: Divulgação/CBTkd/Arquivo)

A seleção brasileira de taekwondo está definida para a temporada 2023. O Grand Slam da modalidade aconteceu no último final de semana, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, e serviu como seletiva para definir os 16 integrantes da equipe que vai representar o país nas principais competições do ano.

+ Brasil terá 22 atletas no Grand Slam de Tel Aviv de judô

Os olímpicos Ícaro Miguel (87kg), Milena Titoneli (67kg) e Maicon Siqueira (+87kg) confirmaram o favoritismo e triunfaram em suas categorias. A grande surpresa da competição foi Edival Marques, o ‘Netinho’, vice-campeão mundial no ano passado, que perdeu para Vinicius Assis na categoria até 74kg.

Netinho era o principal favorito para ficar com a vaga, já que foi medalhista de prata nesta categoria no Mundial do ano passado. Além disso, o paraibano de 25 anos representou o Brasil na Olimpíada de Tóquio na categoria até 68kg. Ele chegou a vencer duas lutas no Grand Slam, mas perdeu na final para o jovem Vinicius Assis.

Vinicius Assis Grand Slam de taekwondo
Vinicius Assis derrotou Netinho na final (Foto: Reprodução/Instagram_@vinicin_tkd)

Vinicius tem 20 anos e é um dos nomes da nova geração do taekwondo brasileiro. Antes desta edição, ele já havia conquistado o Grand Slam outras duas vezes, em 2019 – competindo no juvenil – e em 2020 – quando Netinho não participou. O mineiro terá a oportunidade de ser o titular da categoria até 74kg, com isso, participar do Mundial, em maio.

Milena Titoneli x Sandy Macedo

O embate mais esperado do Grand Slam de taekwondo foi entre Milena Titoneli e Sandy Macedo, na final da categoria até 67kg. Sandy subiu de categoria para esta competição. Ela, que tem 21 anos, fez sucesso no peso até 57kg, conquistando o ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior Cali-2021 e nos Jogos Sul-Americanos Assunção-2022, além de um bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018.

Milena Titoneli e Sandy Macedo Grand Slam de taekwondo
Confronto entre Milena Titoneli e Sandy Macedo (Foto: Guilherme Taboada)

Enquanto isto, Milena competiu ‘em casa’. Experiente na categoria até 67kg, ela foi quinta colocada na Olimpíada de Tóquio e conquistou a medalha de bronze no Mundial do ano passado. Enfrentando Sandy Macedo na final, Milena se impôs e levou a vitória, garatindo mais um ano de titularidade na seleção.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Os destaques do Grand Slam ficaram por conta do potiguar Paulo Ricardo (54kg) e da alagoana Maria Clara Lima Pacheco (57kg), que venceram suas respectivas categorias e foram eleitos os melhores atletas da competição.

Vencedores do Grand Slam de taekwondo 2023:

Masculino:
-54kg – Paulo Ricardo Souza De Melo / RN
-58kg – Matheus Marciano Bartholo / SP
-63kg – Eduardo Luiz Baretta / SC
-68kg – João Victor Souza Diniz / SC
-74kg – Vinícius Assis Matos / MG
– 80kg – Lucas De Krishna Ostapiv / SC
-87kg – Ícaro Miguel Martins Soares / MG
+87kg – Maicon De Andrade Siqueira / SP

Feminino:
-46kg – Dangela Araujo Guimaraes / GO
-49kg – Camila Silva Bezerra / SP
-53kg – Larissa Nascimento Rossi Santos / AC
-57kg – Maria Clara Lima Pacheco / AL
-62kg – Caroline Gomes Dos Santos / SP
-67kg – Milena Titoneli Guimarães / SP
-73kg – Thaisa Da Silva Batista De Souza / RJ
+73kg – Gabriele Cristina Ribeiro De Siqueira / SP

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Taekwondo