Siga o OTD

Judô

Daniel Cargnin conquista a medalha de ouro no World Masters

Numa campanha impecável, Daniel Cargnin vence cinco adversários e leva o ouro no World Masters de Jerusalém

Daniel Cargnin World Masters de judô
Daniel Cargnin venceu o líder do ranking mundial na campanha em Israel (Gabi Juan/EJU)

É ouro! O brasileiro Daniel Cargnin conquistou a medalha de ouro na categoria até 73kg do World Masters de judô, a segunda competição mais importante da temporada, em Jerusalém, Israel. Ele teve uma participação impecável nesta quarta-feira (21), vencendo cinco adversários. Na decisão, bateu o uzbeque Shakhram Akhadov.

“Eu estou muito feliz. É final do ano, então é uma competição que a gente geralmente está cansado, mas eu fui do jeito que sempre vou: na garra e na vontade. É o símbolo brasileiro, né, a gente não desiste nunca. Isso é muito importante para mim na caminhada rumo aos Jogos Olímpicos de Paris”, disse Daniel Cargnin. O último ouro do judô masculino do Brasil no Masters foi há dez anos com Rafael Silva, em Almaty 2012. Mayra Aguiar (2012 e 2013) e Maria Portela (2017) também já foram campeãs.

Daniel Cargnin World Masters de judô
(Emanuel Di Feliciantonio/IJF)

Campanha do título

+ Roberta lidera Lodz em vitória na Champions League de vôlei

Número 13 do mundo, Daniel Cargnin estreou vencendo o suíço Nils Stump, com um waza-ari. Na sequência, ele teve uma pedreira pela frente: o georgiano Lasha Shavdatuashvili, três vezes medalhista olímpico e atual líder do ranking mundial. Mesmo com o currículo do adversário, Cargnin se impôs durante a luta e aplicou dois waza-ari para sair vitorioso e avançar às quartas de final.

Já inserido no grupo que luta pelas medalhas, o brasileiro medalhista de bronze em Tóquio-2020 superou o uzbeque Khikmatillokh Turaev e se garantiu na semifinal. Por lá, bateu o canadense Arthur Margelidon com um waza-ari no golden score e se qualificou para enfrentar o também uzbeque Shakhram Akhadov na decisão. Por lá, dominou todo o combate e forçou três shidôs ao adversário, levando o título.

Que ano!

O World Masters de judô é a segunda competição mais importante do ano, reunindo apenas os 36 melhores colocados do ranking mundial de cada categoria. O campeão leva 1.800 pontos na classificação, o que torna a competição importantíssima na corrida olímpica rumo a Paris 2024.

Daniel Cargnin Masters de judô Guilherme Schimidt
Daniel Cargnin em luta semifinal contra canadense (Foto: Emanuel Di Feliciantonio-IJF)

Desta forma, Cargnin encerra o ano indo ao pódio das duas principais competições da temporada. Além do Masters, ele também foi bronze no Mundial de Tashkent, em outubro. Vale lembrar que o gaúcho foi medalhista olímpico em Tóquio-2020 na categoria até 66kg e subiu de peso neste ano.

O título de Cargnin foi o quinto ouro do Brasil no World Masters, repetindo as conquistas de Rafael Silva (2012), Mayra Aguiar (2012 e 2013) e Maria Portela (2017). Esta foi, também, a primeira medalha do Brasil nesta edição, após um sétimo lugar de Rafaela Silva na véspera. Outros oito brasileiros já entraram em ação no evento, sendo mais três deles nesta quinta-feira.

Outros brasileiros

Guilherme Schimidt (81kg) passou pelo israelense Sagi Muki e pelo dominicano Medickson Cortorreal com rápidos ippons nas duas primeiras rodadas. Nas quartas, o brasileiro estava indo bem contra o francês Alpha Oumar Djalo, mas aplicou um golpe ilegal e foi desclassificado da competição. Assim, terminou em sétimo lugar, de acordo com a Federação Internacional de Judô (IJF).

Cabeça de chave na categoria até 63kg, a medalhista olímpica Ketleyn Quadros perdeu logo em sua estreia para a polonesa Angelika Szymanska, no golden score. Maria Portela também perdeu em sua primeira luta, para a alemã Giovanna Scoccimarro, por waza-ari.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O World Masters de judô segue em disputa até esta quinta-feira (22), quando outros cinco brasileiros entrarão em ação: Mayra Aguiar (78kg), Rafael Macedo (90kg), Marcelo Gomes (90kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Rafael Silva (+100kg).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Judô