Siga o OTD

Judô

Larissa Pimenta é a melhor do Brasil no segundo dia do Mundial

Ela venceu duas lutas e chegou até a repescagem, saindo na sétima colocação. Já Eric Takabatake caiu na estreia e Willian Lima, no segundo combate

Larissa Pimenta Armandine Buchard judô Mundial de Judô
Larissa Pimenta (esquerda) e Armandine Buchard (Emanuele Di Feliciantonio/IJF)

Larissa Pimenta foi a melhor brasileira no segundo dia do Mundial de Judô que está sendo disputado em Tashkent, no Uzbequistão. Nesta sexta-feira (7), ela venceu duas e perdeu duas lutas, sendo eliminada na repescagem. Com isso, fecha a principal competição do ano em sétimo lugar na categoria até 52 quilos. No masculino, na até 66 quilos, Eric Takabatake caiu na primeira rodada e Willian Lima na terceira.

O campeonato continua sábado (8) com dois medalhistas olímpicos em ação, Rafaela Silva, ouro na Rio-2016, e Daniel Cargnin, bronze em Tóquio-2020, além de Jéssica Lima. No primeiro dia, na quinta-feira (6), dois brasileiros, Amanda Lima e Allan Kuwabara, competiram e ambos foram eliminados na primeira luta.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMFACEBOOK E TIKTOK

Armandine Buchard

O primeiro duelo de Larissa Pimenta foi contra Salimata Fofana, da Costa do Marfim, já na segunda rodada. A brasileira venceu aplicando um ippon ainda na primeira metade da luta. A segunda vitória veio com um waza-ari no golden score contra a uzbeque Diyora Keldiyorova e valeu classificação para as quartas de final. Lá, foi Larissa quem tomou um waza-ari no tempo extra, sendo derrotada pela francesa Armandine Buchard, vice-campeã olímpica em Tóquio no ano passado.

Irmãos Abe de novo

A derrota levou Larissa Pimenta para a repescagem, onde teria de ganhar uma luta para entrar na disputa da medalha de bronze. Ela enfrentou a israelense Gefen Primo, atual medalhista de bronze no Mundial de Judô, e foi desclassificada no golden score ao aplicar uma chave de braço irregular. A vencedora da categoria foi a japonesa Uta Abe, atual campeã olímpica e agora tetracampeã mundial.

Na categoria masculina do dia, campeão foi o irmão de Uta, Hifumi Abe, mantendo o Japão 100% no Mundial de Judô com quatro campeões nas quatro categorias realizadas até agora. Hifumi, também campeão olímpico na capital japonesa em 2021, sagrou-se tricampeão mundial

Willian Lima e Eric Takabatake

Os brasileiros não foram longe. Eric Takabatake perdeu para o finlandês Luukas Saha após tomar três punições na primeira rodada. Willian Lima começou pela segunda rodada e venceu rapidamente, por ippon, o romeno Radu Izvoreanu. A seguir, foi ele quem tomou o golpe perfeito, aplicado pelo japonês Joshiro Maruyama a doze segundos do fim do combate. Vale ressaltar que o brasileiro quase impôs o ippon no japonês na primeira técnica aplicada.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô