Siga o OTD

Judô

Pinheiros vence Minas por 4 a 0 e é campeão do Grand Prix Nacional

Pinheiros bate Minas por 4 a 0 e conquista o título por equipes mistas do Grand Prix Nacional

Pinheiros Grand Prix Nacional de judô
Pinheiros no pódio do Grand Prix Nacional (Foto: Divulgação/CBJ)

O Pinheiros derrotou o Minas Tênis Clube e conquistou o título do Grand Prix Nacional de judô, nesta quinta-feira (18). Numa grande atuação, a equipe paulista bateu os donos da casa por 4 a 0, com vitórias de Beatriz Souza, Rafael Silva, Sarah Souza e Willian Lima, para vencer a principal competição de equipes mistas do judô brasileiro. Instituto Reação e Sogipa faturaram os bronzes.

+ Veja como foram as preliminares do GP Nacional

Com campanhas praticamente iguais nas fases preliminares, Minas e Pinheiros chegaram à final tendo duas vitórias cada. A equipe mineira havia derrotado Morgenau e Instituto Reação, enquanto o time paulista havia passado por Paineiras do Morumby e por Sogipa em seu caminho.

Como foi a final

Na final, as duas primeiras lutas foram entre as categorias pesadas. No feminino, Bia Souza enfrentou Victoria Oliveira e levou a melhor após forçar três shidôs à adversária, abrindo 1 a 0 para o Pinheiros. Entre os homens, o medalhista olímpico Rafael Silva fez um duelo muito acirrado com Eduardo Silva. O confronto foi encaminhado para o golden score, onde Baby levou a melhor com um belo waza-ari e ampliou a vantagem da equipe paulista.

Minas Grand Prix Nacional de judô
Minastenistas no pódio do GP Nacional (Foto: CBJ)

A terceira luta foi na categoria até 57kg feminina. Também em um combate muito apertado, Sarah Souza, do Pinheiros, levou a melhor com um waza-ari sobre Gabrielle Gonzaga, impondo 3 a 0 no placar. Com o “match point”, o Pinheiros entrou em ação com Willian Lima na categoria até 73kg. O atleta da seleção brasileira de judô derrotou João Koda com um waza-ari no golden score e fechou a conta para os paulistas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Sou muito grato ao Clube Pinheiros por ter acreditado e confiado em mim. A 73kg não é minha categoria, mas eu tenho me destacado bem e eles acreditaram em mim. Fiquei muito feliz de ter ajudado o meu clube a ganhar o título. Eu assistia o Grand Prix desde criança e via o Pinheiros ganhar, então para mim é a realização de um sonho estar representando o meu clube e conseguindo ser um dos responsáveis pela medalha de ouro”, disse Willian Lima, que foi vice-campeão do Troféu Brasil na categoria até 66kg.

Medalhas de bronze

Instituto Reação Grand Prix Nacional de judô
Instituto Reação venceu o confronto carioca contra o Flamengo (Foto: CBJ)

Valendo a primeira medalha de bronze do Grand Prix Nacional, o Instituto Reação venceu o Flamengo por 4 a 2. Érica Ferreira (+70kg) abriu o confronto carioca com vitória para o Reação, conseguindo uma ibolização sobre Giovanna Santos no golden score. Em seguida, foi a vez de João Cesarino (+90kg) vencer para o Instituto, conseguindo um waza-ari seguido de imobilização sobre Ruan Silva.

+ Brasileiro de parataekwondo será neste final de semana em São Paulo

A campeã olímpica Rafaela Silva (57kg) descontou para o Flamengo, com ippon sobre Thayane Lemos. Na sequência, porém, Gabriel Falcão (73kg) retomou a vantagem de dois pontos para o Reação, imobilizando Diego dos Santos. Danielle Oliveira (70kg) diminiu para o Flamengo mais uma vez, com um waza-ari sobre Tamires Crude no golden score, mas Gustavo Assis fechou a conta com waza-ari sobre Cleyanderson da Silva.

Sogipa Grand Prix Nacional de judô
Sogipa faturou o bronze no GP (Foto: Divulgação/CBJ)

Já no confronto sulista, o gaúcho Sogipa levou a melhor sobre a Sociedade Morgenau, do Paraná, por 4 a 1. Leonardo Gonçalves (+90kg) imobilizou Marcelo Silva para anotar o primeiro ponto do Sogipa. Em seguida, Yasmim Lima (57kg) conseguiu um waza-ari seguido de imobilização sobre Lorena Serafim para anotar mais um ponto. David Lima (73kg) ganhou de Thiago Guidette por ippon, enquanto Alexia Castilhos passou por Bruna Nesi nos shidôs.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Judô