Siga o OTD

Judô

Felipe Kitadai perde luta pelo bronze e fica sem medalha no Grand Slam de Tóquio

Dos seis judocas brasileiros que competiram no primeiro dia do Grand Slam de Tóquio, a melhor participação foi do medalha de bronze na Olimpíada de Londres, Felipe Kitadai. Depois de ganhar as duas primeiras lutas na categoria até 60kg, ele foi derrotado na semifinal e depois acabou perdendo também na disputa pelo terceiro lugar.

Felipe Kitadai venceu as duas primeiras lutas, mas perdeu a semifinal e também a disputa pelo bronze

Felipe Kitadai venceu duas lutas, mas perdeu a semifinal e também a disputa pelo bronze

Felipe Kitadai estreou nas oitavas-de-final contra Yung Wei Yang, de China Taipé, e venceu por yuko. Nas quartas-de-final, conseguiu um wazzari e dois yuko para derrotar Mukhriddin Tilivov, do Cazaquistão. Um japonês, no entanto, atrapalhou a caminhada do brasileiro até a final. Na semifinal, ele perdeu para Ryuju Nagayama, que conseguiu dois yukos para vencer a luta.

Com a derrota na semifinal, restou a Felipe Kitadai a esperança de brigar pela medalha de bronze. O judoca enfrentou o sul-coreano In Hyuk Choi, que acabou com as chances do brasileiro subir no pódio ao vencer o combate por yuko.

Além de Felipe Kitadai, Michael Marcelino também disputou o Grand Slam de Tóquio na categoria até 60kg. Mas ele acabou perdendo na estreia para o mesmo sul-coreano que ficou com a medalha de bronze ao derrotar Kitadai. Na luta contra In Hyuk Choi, o vice-campeão mundial cadete em 2015 levou um wazzari e deu adeus ao torneio logo no primeiro combate.

Depois de Felipe Kitadai, o melhor desempenho desta sexta-feira foi de Tamires Crude. A brasileira venceu na estreia a filipina Rena Furukawa com um yuko, mas perdeu nas quartas-de-final para a francesa Helena Receveaux em apenas 50s de luta.

Todos os outros três brasileiros que competiram nesta sexta-feira no Grand Slam de Tóquio acabaram derrotados na primeira luta. Daniel Cargnin (66kg) perdeu por shidô pra o francês Alexandre Mariac, Larissa Farias (48kg) caiu diante da japonesa Hiromi Endo por ippon, e Raquel Silva (52kg) também perdeu para uma judoca da casa, Rina Tatsukawa, por ippon.

Quadro de Medalhas

Ao final do primeiro dia do Grand Slam de Tóquio, o Japão é líder isolado do quadro de medalhas. O país ganhou quatro das cinco medalhas de ouro em disputa e ainda levou mais quatro pratas e cinco bronzes. Apenas a Mongólia conseguiu furar o domínio dos donos da casa ao vencer a categoria até 48kg com Urantsetseg Munkhbat. Os mongóis ganharam também dois bronzes. Em terceiro lugar na classificação está a Coreia do Sul com uma prata e um bronze. E a Rússia aparece em quatro com dois bronzes. Por enquanto, foram as únicas quatro nações a subirem no pódio na competição.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Judô