Siga o OTD

Wrestling

Guilherme Porto é ouro no Pan Sub-20 e garante vaga no Mundial

Guilherme Porto é dominante, vence adversários com larga vantagem e é ouro no Pan-Americano Sub-20

Guilherme Porto Pan-Americano sub-20 wrestling Mundial sub-20 de wrestling
Guilherme Porto em sua luta contra peruano na fase de grupos (Foto: UWW Americas)

O brasileiro Guilherme Porto conquistou a medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano Sub-20 de Wrestling, em Oaxtepec, no México, nesta sexta-feira (08). Competindo na categoria até 77kg do estilo greco-romano, o mato-grossense venceu cinco lutas, incluindo o norte-americano Manuel Jacob Gaitan III na final. Além do pódio, Guilherme ainda carimbou sua vaga para o Campeonato Mundial da categoria.

+ Conjunto é ouro e Geovanna Santos fatura prata no Pan de ginástica rítmica

Guilherme Porto teve uma trajetória impecável até chegar na final. Em seus três combates na primeira fase, ele venceu o peruano Jefferson Bruno, o mexicano Diego Torres e o colombiano Jose Murillo por superioridade técnica. Assim, se garantiu em primeiro lugar em seu grupo e enfrentou o equatoriano Ricardo Zuñiga na semifinal, mais uma vez vencendo por superioridade, em 12 a 0.

Na grande final, Guilherme Porto enfrentou o norte-americano Manuel Jacob Gaitan III, que também estava invicto na competição. O brasileiro não se intimidou com o adversário e partiu para cima desde o início. Com menos de um minuto, o placar já mostrava 8 a 0 para Guilherme, o que lhe daria a vitória por superioridade. No entanto, após revisão da arbitragem, o placar foi alterado para 6 a 0. Ainda assim, o brasileiro seguiu bem e conseguiu finalizar o combate ainda antes da metade inicial, emplacando 11 a 1. 

Guilherme Porto Pan-Americano sub-20 de wrestling
Guilherme Porto com a sapatilha de ouro no pódio do Pan (Foto: Divulgação)

Com o título, Guilherme foi eleito o melhor lutador do estilo greco-romano e ganhou a sapatilha de ouro do torneio. De quebra, ele ainda conseguiu classificar-se para o Campeonato Mundial Sub-20 de Wrestling, que será disputado em Sófia, na Bulgária, entre 15 e 21 de agosto. 

Outros brasileiros

Yan Landim ficou na quinta colocação na categoria até 55kg. Com apenas cinco inscritos no torneio, o brasileiro perdeu seus quatro duelos, para o norte-americano Jakason Burks (9 a 0), para o equatoriano Esteban Mayancha (12 a 3), para o argentino Hernan Almendra (touche) e para o mexicano Marco Antonio Alvarez (touche). 

Guilherme Negreiros perdeu em sua estreia na categoria até 60kg, que é um dos pesos olímpicos em disputa. Ele foi derrotado pelo peruano Edwin Miranda, por superioridade (11 a 1), nas quartas de final. O algoz do brasileiro foi eliminado na semifinal e, assim, Guilherme não pôde voltar à disputa pela repescagem. Com oito atletas inscritos, o brasileiro terminou na sétima colocação. 

Guilherme Porto Pan sub-20 wrestling
(Foto: UWW Americas)

Erick Felix Vicente da Silva não avançou às disputas por medalha na categoria até 63kg depois que perdeu suas duas lutas na primeira fase, para o peruano Marco Adryan Cubas e para o chileno Matias Leopoldo Ramirez, ambos por 8 a 0. Apenas os dois primeiros colocados de cada grupo se classificaram para as semifinais da disputa.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Artur Siqueira também perdeu seus dois jogos na primeira fase da categoria até 72kg e não avançou à semifinal. Assim como Erick Vicente, Artur perdeu seus dois confrontos por superioridade, em 8 a 0, para o argentino Lautaro Seghesso e para o panamenho Manuel Brown. 

O Pan-Americano Sub-20 de Wrestling segue neste sábado (09), com as disputas do estilo livre feminino. O Brasil contará com cinco representantes: Geovânia Marques (50kg), Thais Tertuliano (62kg), Julia Oliveira (65kg), Yasmine Kalilly (68kg) e Ana Júlia dos Santos (76kg). Destas, apenas Julia não compete em uma categoria olímpica. Vale lembrar que o torneio continental dá duas vagas para o Campeonato Mundial da categoria, que acontecerá em agosto, na Bulgária.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Wrestling