Siga o OTD

Judô

Brasileiro Sub-18 esquenta briga por vaga no Mundial da Bósnia

Brasileiro Sub-18 de judô foi a última etapa que distribuiu pontos no ranking da Transição, que servirá de base para a definição da seleção para o Mundial

Gabriel Santos (+90kg) comemora vitória na final contra Vitor Fagundes. Foto: Lara Monsores/CBJCampeonato Brasileiro Sub-18 de judô

O Campeonato Brasileiro Sub-18 de judô reuniu mais de 300 judocas de 26 estados brasileiros em dois dias de muitas lutas no ginásio do Tancredão, em Vitória, Espírito Santo. O evento voltou neste ano ao calendário CBJ depois de uma pausa de dois anos por conta da pandemia. Foi a terceira e última etapa nacional a distribuir pontos no ranking brasileiro sub-18, que será utilizado como critério na convocação da seleção brasileira de judô para o Mundial Cadete de Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina, neste ano.  

+SP e MG lideram quadro de medalhas do Brasileiro Sênior

No sábado, 25, foram disputadas categorias 10 categorias de peso: 40kg, 44kg, 48kg, 52kg, 57kg, 50kg, 55kg, 60kg, 66kg e 73kg. No domingo, 26, lutaram os atletas das categorias 81kg, 90kg, +90kg, 63kg, 70kg e +70kg.  

A classe categoria foi a última a voltar às competições e só neste ano já teve outros quatro grandes eventos, além do Brasileiro Sb-18: Seletiva, Meeting, Pan-Americano e Jogos Pan-Americanos da Juventude.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK 

Atletas que já vinham se destacando nesses eventos, como Antonio Neto (73kg), Ernane Neves (66kg), Jesse James Barbosa (90kg), Bianca Reis (57kg), Mari Hayse Silva (70kg) e Emilly Santos (+70kg) confirmaram o bom momento e se mantiveram como os principais nomes de suas respectivas categorias levando ouro no Brasileiro.

Mas, diversos pesos mostraram que a competitividade interna é o grande motor propulsor do judô brasileiro e novos nomes se destacaram no nacional, como Francisco Gorgulho (81kg), Gabriel Santos (+90kg), Isabella Montaldi (63kg), Leticia Sarubbi (52kg) e Yslariele Sales (48kg).  

+ RESULTADOS COMPLETOS 

Para definir a equipe que vai ao Mundial, a comissão técnica analisará uma série de critérios e desempenhos. A convocação oficial será definida em breve.  

Todos os campeões do Brasileiro sub-18 de judô estão classificados para a segunda etapa da Seletiva Nacional – Paris 2024 em busca de uma vaga na seleção principal para 2023.  

Quadro geral por estado  

No resultado final masculino do Brasileiro Sub-18 de judô por estados São Paulo ficou em primeiro lugar, com 3 ouros, 2 pratas e 3 bronzes. O Rio de Janeiro ficou em 2º, com 3 ouros, 1 prata e 2 bronzes; Paraná ficou em 3º; Mato Grosso do Sul em 4º; e Santa Catarina em 5º lugar.  

No feminino, São Paulo também liderou, com 3 ouros e 2 bronzes, enquanto o Paraná ficou em 2º, com 2 ouros e 1 bronze. Mato Grosso do Sul (3º), Distrito Federal (4º) e Pernambuco (5º) completaram o pódio.  

Próxima parada: Taça Brasil Sub-21 

Muitos dos atletas que lutaram o Brasileiro Sub-18 retornarão ao tatame no próximo final de semana, 01 e 02 de julho, para a disputa do CBI: Taça Brasil Sub-21 de Judô, que acontecerá em Curitiba, Paraná, e valerá para o ranking Júnior. 

Mais em Judô