Siga o OTD

Esgrima

Guilherme Toldo fica em 6º lugar na Copa do Mundo de Belgrado

Guilherme Toldo bate três franceses e garante top-8 na Copa do Mundo de florete em Belgrado

Guilherme Toldo Copa do Mundo de florete em Belgrado
Guilherme Toldo durante participação em Belgrado (Foto: Augusto Bizzi/FIE)

O esgrimista brasileiro Guilherme Toldo conseguiu um ótimo resultado na Copa do Mundo de florete em Belgrado, na Sérvia, neste domingo (17). Ele ficou em sexto lugar após ser derrotado nas quartas de final pelo holandês Daniel Giacon. Em sua campanha, Toldo teve três vitórias, todas sobre atletas franceses, que são referências mundiais neste tipo de arma.

+ Jovane Guissone volta a medalhar na Copa do Mundo de paraesgrima

Por sua boa colocação no ranking mundial, Guilherme Toldo entrou na competição já na fase principal, como o cabeça de chave número 14. No quadro de 64, ele passou com muita tranquilidade por Armand Spichiger, vencendo por 15 a 4, ainda no primeiro round. Na sequência, vieram duelos muito mais difíceis, ambos decididos no toque final (15 a 14). Primeiro, contra Pierre Loisel e, em seguida, contra Alexandre Ediri.

O duelo contra Ediri, aliás, foi muito emocionante. Válido pelas oitavas de final, o brasileiro saiu perdendo e chegou a ter 10 a 5 contra, mas emplacou uma bela reação a partir do fim do segundo round e conseguiu a virada. Nas quartas, no entanto, Toldo não teve a mesma sorte. Ele até alternou pontos contra Giacon desde o início, mas viu o holandês disparar e fechar em 15 a 10.

Vale destacar que a França é atual campeã olímpica na disputa por equipes do florete masculino. No entanto, nenhum dos três atletas derrotados por Toldo neste domingo integraram a equipe que foi ouro em Tóquio-2020.

Resultado histórico

Este sexto lugar foi o segundo melhor resultado brasileiro da história em Copas do Mundo de florete, atrás somente do bronze de Ghislain Perrier em Seul, em 2014. Considerando as demais armas da esgrima, Nathalie Moellhausen também já foi medalhista em Copas do Mundo de espada. No ano passado, Guilherme Toldo também foi top-8 no Grand Prix de Doha.

“Foi um dia especial, de muita inspiração. Eu já vinha jogando bem há muito tempo, desde o início do ano. Gostaria de ter conquistado uma medalha, mas não deu e esse meu desempenho serve como motivação para as próximas competições. Fico orgulhoso por representar o Brasil e estou ansioso para ver como fiquei no ranking, pois devo ter alcançado a melhor posição já obtida no florete masculino por um atleta do nosso país”, disse ele, antes de saber que pulou para a 12ª colocação, a melhor posição de um esgrimista brasileiro masculino.

Outros brasileiros

Além de Guilherme Toldo, o Brasil ainda contou com outros quatro atletas na Copa do Mundo de florete de Belgrado, mas todos não chegaram ao quadro principal. Paulo Morais e Lorenzo Mion perderam na primeira rodada eliminatória, terminando em 102º e em 104º, respectivamente. Já Pedro Marostega e Ricardo Pacheco não passaram das poules, ficando com a 177ª e a 206ª posições, respectivamente.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Esgrima