Siga o OTD

Judô

Seleção sem medalha no último dia do Grand Prix de Almada

Rafael Buzacarini foi o melhor dentre os quatro representantes do país, saindo com a sétima colocação. Rafael Macedo, Juscelino Nascimento e Beatriz Freitas caíram na primeira luta

Rafael Buzacarini Grand Prix Almada judô Portugal Brasil
Buzacarini na única vitória brasileira no dia (Gabriela Sabau/IJF)

A seleção brasileira saiu do último dia do Grand Prix de Almada, em Portugal, com o sétimo lugar de Rafael Buzacarini como o melhor resultado. Ainda assim, ele venceu apenas uma luta. Os outros três representantes do país neste domingo (30), Rafael Macedo, Juscelino Nascimento e Beatriz Freitas, caíram na primeira luta. Assim, o Brasil sai do torneio que abre o circuito mundial de judô com uma medalha de ouro, de Rafaela Silva, e uma de bronze, de Maria Portela, além do bom quinto lugar de Guilherme Schimidt.

Os quatro que foram para o tatame neste domingo eram cabeças de chave e, portanto, iniciaram a campanha na segunda rodada. Rafael Buzacarini (100kg) venceu o georgiano Omar Sauri por ippon (veja abaixo) e avançou para as quartas de final, onde foi derrotado pelo suíço Daniel Eich no golden score. Assim, foi para a repescagem e caiu para o azeri Adil Karimli encerrando a participação no Grand Prix de Almada. Ainda no masculino, mas nas categorias até 90kg e acima de 100kg, Rafael Macedo e Juscelino Nascimento perderam para o georgiano Imeda Gogoladze e para o húngaro Richard Sipocz, respectivamente, e foram eliminados. No feminino, Beatriz Freitas, de apenas 19 anos, não passou pela ucraniana Anastasiya Turchyn, décima colocada no ranking mundial.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Ouro e prata

O terceiro e último dia do Grand Prix de Almada foi o único em que o Brasil não teve representante nos pódios. No primeiro dia, sexta-feira (28), Rafaela Silva conquistou a medalha de ouro na categoria até 57 quilos, a primeira dela no circuito mundial após cumprir suspensão de dois anos. No dia seguinte, Maria Portela levou um bronze e Guilherme Schimidt quase levou outro, parando somente na luta que definia um dos terceiros lugares da até 81 quilos. A próxima parada do circuito internacional de judô já é no final de semana seguinte e promete. O Grand Slam de Paris será realizado no sábado (5) e domingo (6), e a seleção deve contar, além dos judocas que estiveram em Portugal, com Mayra Aguiar (78kg), Rafael Silva (+100kg) e William Lima (66kg).

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô