Siga o OTD

Judô

Assista ao vivo as lutas do Grand Slam de Paris

Dez judocas brasileiros vão invadir os tatames do Palácio de Bercy, na cidade de Paris

Seleção faz primeiro treino antes do início do Grand Slam de judô de Paris
(Divulgação/CBJ)

AO VIVO Grand Slam de Paris de judô

Tatami 1Tatami 2Tatami 3Tatami 4FINAIS 1FINAIS 2






O Grand Slam de Paris está de volta ao calendário do Circuito Mundial de Judô em uma edição histórica comemorando seus 50 anos de existência. O tradicional Torneio de Paris, como era chamado até 2009, reunirá os melhores judocas do mundo no Palácio de Bercy, nos dias 16 e 17 de outubro, antecipando a atmosfera que se espera encontrar daqui a três anos, nos Jogos Olímpicos Paris 2024. 

“Eu vejo essa competição como o start para o próximo ciclo olímpico e o fato de ser na cidade olímpica me faz sentir mais perto do meu sonho. Sentir as energias de estar lutando um Grand Slam com gostinho de Olimpíada. E uma medalha na cidade olímpica me traria muita alegria de estar dando os primeiros passos rumo a 2024”, projeta a peso médio da seleção brasileira, Ellen Santana, que tem uma medalha de bronze em Grand Slam (Dusseldorf 2019) e busca sua primeira participação olímpica. 

+ Saiba tudo sobre a modalidade

Ao seu lado, estarão outros nove judocas brasileiros que nunca disputaram os Jogos Olímpicos e também buscarão alimentar o sonho olímpico em Paris, neste final de semana.

“Estou muito confiante. Paris é uma competição muito tradicional e de nível elevado. Mas, estou preparado e pronto para buscar uma medalha nesse evento. Vai ser muito especial lutar na cidade e no país dos Jogos Olímpicos. Servirá de grande motivação para esse ciclo olímpico”, concorda o jovem Guilherme Schimidt (81kg), responsável pela primeira medalha do judô brasileiro no novo ciclo, a prata no Grand Prix de Zagreb, há algumas semanas. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Além do Brasil, outros 46 países já estão entre os inscritos no Grand Slam de Paris, entre eles, potências como o Japão, Rússia, Azerbaijão, Mongólia, Alemanha, Holanda, entre outros. Os anfitriões têm por direito inscrever 4 atletas por categorias e, por isso, a França será a maior delegação, com 56 judocas. 

Programação em Paris

Natasha Ferreira (48kg), Jéssica Pereira (57kg), Willian Lima (66kg), Renan Torres (66kg) e David Lima (73kg) foram ao tatame na manhã da última quinta-feira, 14, para os últimos ajustes antes da pesagem e estreia no torneio. As atividades foram comandadas pelos treinadores convidados, Luciano Corrêa e Alexandre Lee, que acompanham a seleção neste evento.

“Participar do Grand Slam de Paris é sempre uma oportunidade incrível. Ela é uma das competições mais fortes do Circuito Mundial, além de ser super tradicional. E poder iniciar esse novo ciclo olímpico em Paris, sabendo que a próxima Olimpíada será aqui, só me traz boas vibrações e uma vontade maior de ir bem nessa competição e no ciclo para conquistar a vaga olímpica”, comentou a peso Leve brasileira, Jéssica Pereira, que busca sua primeira medalha no Grand Slam parisiense.

Os cinco judocas lutarão no sábado (16) primeiro dia de competição em Paris e vão em busca dos mil pontos que a medalha de ouro no Grand Slam dá no ranking mundial IJF.

No domingo, 17, será a vez de Ellen Santana (70kg), Guilherme Schimidt (81kg), Marcelo Gomes (90kg), Lucas Lima (100kg) e João Marcos Cesarino (+100kg) competirem em Paris.

+ Brasileiros conhecem primeiros adversários

SELEÇÃO BRASILEIRA DE JUDÔ – GRAND SLAM PARIS 2021

48kg – Natasha Ferreira – Sociedade Morgenau – FPRJUDO

57kg – Jéssica Pereira – Instituto Reação – FJERJ

70kg – Ellen Santana – EC Pinheiros – FPJUDO

66kg – Willian Lima – EC Pinheiros – FPJUDO
66kg – Renan Torres – SESI-SP – FPJUDO

73kg – David Lima – Sogipa – FGJ 

81kg – Guilherme Schimidt – Minas Tênis Clube – FMJ

90kg – Marcelo Gomes – Sogipa – FGJ

100kg – Lucas Lima – EC Pinheiros – FPJUDO

+100kg – João Cesarino – Ass. Yamazaki de Judô – FPJUDO

Mais em Judô