Siga o OTD

Judô

Brasileiros conhecem primeiros adversários no Grand Slam de Paris

Sorteio definiu as chaves da competição em Paris, que começa neste sábado (16), com cinco brasileiros. Confira!

Grand Slam de judô de Paris: brasileiros conhecem primeiros adversários
(Divulgação/CBJ)

Um dia antes do início do Grand Slam de judô de Paris, na França, foi realizado o sorteio das chaves da competição, nesta sexta-feira (15). Assim, os 10 brasileiros que estarão em ação no Palácio de Bercy nos próximos dois dias conheceram seus primeiros adversários na competição.

Renan Torres, campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 na categoria 60kg, estreia na categoria 66kg encarando Adrian Chinarro, de 23 anos, e número 101 do ranking. A luta é válida pela primeira rodada e classifica o vencedor às oitavas para encarar Temelkov, número 52 do mundo.

Na mesma categoria, o cabeça de chave Willian Lima (66kg), campeão mundial júnior em 2019 e bronze no Grand Slam de Budapeste de 2020, saiu de bye nas oitavas. Assim, seu adversário será Yago Abuladze, campeão mundial em 2021 e número um do mundo no 60kg, ou Taikoh Fujisaka, não ranqueado ainda.

+Seleção faz primeiro treino em Paris antes do início do Grand Slam

David Lima (73kg), prata no Grand Slam de Brasília 2019, terá pela frente na primeira rodada Telman Valiyev, 96º colocado do ranking. Quem vencer, avança às oitavas, lembrando que a categoria conta com o medalhista de bronze em Tóquio, Tsend-Ochir, e com o campeão mundial, Hashimoto Soichi.

Posteriormente, será a vez de Guilherme Schimidt (81kg), prata no Grand Prix de Zagreb no mês passado, estrear contra Constantin Gabun, na primeira rodada do Grand Slam de judô de Paris. A categoria também tem o medalhista de bronze em Tóquio, Mathias Casse, e o número um do mundo, Tato Grigalashvili.

Marcelo Gomes (90kg), de 21 anos, vai estrear em Paris contra David Oganisian, enquanto Lucas Lima (100kg), 22 anos, começa a campanha já nas oitavas contra Batkhuyag, 40º colocado do ranking. Por fim, João Cesarino (+100kg) estreia também nas oitavas, contra o francês Joseph Terhec, número 77 do mundo.

Feminino

Já no feminino, o Brasil terá três representantes no Grand Slam de judô de Paris. Quinta colocada no Grand Prix de Zagreb de 2021, Natasha Ferreira (48kg) encara Katharina Tanzer na primeira rodada. Passando, enfrentará Koga Wakana, vice-campeã mundial.

Depois, a cabeça de chave Jéssica Pereira (57kg) estreia de bye, nas oitavas, aguardando a vencedora de Caroline Fritze e Carla Mascaro. E por fim, Ellen Santana (70kg), também cabeça de chave, já saiu nas quartas de final. Ela espera a vencedora do duelo entre Yeats-Brown e Clemente Eme. Vale lembrar que a categoria tem ainda a atual campeã mundial, Barbara Matic, entre as inscritas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na última edição da competição da França, em fevereiro de 2020, o Brasil foi ao pódio com Larissa Pimenta (52kg) e Beatriz Souza (+78kg), que conquistaram medalhas de bronze. Por fim, do Brasil, apenas Mayra Aguiar (2012 e 2016), João Derly (2006), Leandro Guilheiro (2010) e Edinanci Silva (2000) foram campeões em Paris. 

O Grand Slam de Paris começa, então, neste sábado (16). As preliminares estão marcadas para as 5h (de Brasília), enquanto as finais serão realizadas a partir de 12h (de Brasília). Confira a agenda:

Mais em Judô