Siga o OTD

Judô

Campeonato Brasileiro Sub-21 Feminino marca retorno das competições nacionais

Disputa acontecerá no dia 20 de outubro, em Pindamonhangaba, São Paulo, com a participação de 116 atletas de 24 estados brasileiros

Brasileiro sub-21 de judô feminino
(Anderson Neves/Click Certo AWN)

A espera foi longa e necessária, mas, finalmente, os judocas brasileiros poderão voltar a competir em um evento nacional. No próximo dia 20 de outubro, o Campeonato Brasileiro Sub-21 Feminino de judô marcará a retomada das competições nacionais da modalidade. O evento, reunirá 116 judocas da nova geração lutando pelo título nacional júnior na arena montada pela CBJ, em Pindamonhangaba, no Hotel Colonial Plaza, que já recebe frequentemente os treinamentos de campo das seleções nacionais.  

Essa será a primeira de uma série de cinco competições nacionais programadas para 2021: o Brasileiros Sub-21 Masculino, o Brasileiro Sênior Feminino, o Brasileiro Sênior Masculino e a Seletiva Nacional – Projeto Paris 2024, que fechará o calendário 2021 selecionando os atletas que formarão a próxima seleção brasileira de judô que representará o país no Circuito Mundial IJF em 2022.  

+ Brasileiros conhecem primeiros adversários no Grand Slam de Paris

“A retomada das competições nacionais é um dos pilares do Projeto Tsukuri, o projeto de recuperação do Judô brasileiro desenvolvido pela CBJ no cenário da pandemia de Covid-19. Ao longo desse período de paralisação, nós monitoramos a situação em todos os estados para entender qual seria o momento ideal de voltar a fazer competições nacionais seguras e com equidade para todos os atletas”, explica Thiara Bertoli, gerente de competições da CBJ.  

O último evento nacional aconteceu em fevereiro de 2020. Em março daquele ano, a CBJ suspendeu e, posteriormente, cancelou todo o calendário nacional. Em novembro de 2020, foi realizada a Copa Brasil Interclubes de Judô que funcionaria como evento-teste para a retomada das competições no contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil.  

Porém, mesmo com a flexibilização de alguns protocolos, atualmente, graças ao avanço da vacinação no Brasil, os eventos nacionais seguirão medidas rígidas de segurança. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“O hotel em Pindamonhangaba, que já recebe treinamentos de campo da seleção, ficará fechado para outros hóspedes e, com isso, conseguimos fazer a nossa “bolha”, testando (RT-PCR) e isolando todos os participantes. É o modelo utilizado pela Federação Internacional de Judô e que vem dando muito certo lá fora”, complementa Thiara.  

Mais em Judô