Siga o OTD

Judô

Brasil não avança às finais no primeiro dia do Grand Slam de Paris

No 1º dia do Grand Slam de Paris, cinco brasileiros estiveram em ação, mas nenhum passou das oitavas. Torneio segue domingo (17)

Grand Slam de judô de Paris: Brasil não avança às finais no primeiro dia
(Abelardo Mendes Jr./rededoesprote)

O Grand Slam de judô de Paris, na França, começou oficialmente neste sábado (16) e contou com a presença de cinco brasileiros no tatame do Palácio de Bercy. No entanto, nenhum deles conseguiu avançar na tradicional competição, que comemora 50 anos de existência, ficando fora das finais neste primeiro dia.

O melhor desempenho neste sábado no Grand Slam de Paris foi o de Natasha Ferreira (48kg). Ela venceu a austríaca Catharina Tanzer por waza-ari, na primeiro rodada, mas não conseguiu passar pelas oitavas diante da vice-campeã mundial, a japonesa Koga Wakana. Ainda no feminino, Jéssica Pereira (57kg) foi a última a entrar no tatame nesta manhã. Ela entrou direto nas oitavas de final, mas parou diante da alemã Caroline Fritze, que conseguiu um waza-ari no golden score.

+Assista ao vivo o Grand Slam de judô de Paris

Já entre os homens, na categoria 66kg, Willian Lima fez uma grande luta com o japonês Fujisaka Taikoh, campeão mundial em 2021 e número um do mundo no 60kg. O brasileiro atacou mais e chegou a ter um waza-ari revisado pelo vídeo e que não foi marcado. No golden score, entretanto, sofreu ippon após 2min30s de luta, parando nas oitavas.

Ainda no 66kg, Renan Torres estreou na primeira rodada contra o espanhol Adrian Chinarro, de 23 anos e número 101 do ranking, mas acabou derrotado com o um waza-ari. E por fim, David Lima (73kg), teve pela frente na primeira rodada Telman Valiyev, 96º colocado do ranking, chegou a forçar um shido, mas também levou um waza-ari no golden score, dando adeus à competição.

Domingo tem mais

Agora, o Brasil volta a entrar em ação, portanto, neste domingo (17). No segundo e último dia do Grand Slam de judô de Paris, o país terá mais cinco representantes. São eles: Ellen Santana (70kg), Guilherme Schimidt (81kg), Marcelo Gomes (90kg), Lucas Lima (100kg) e João Marcos Cesarino (+100kg).

Ellen Santana, cabeça de chave, já saiu nas quartas de final. Ela espera a vencedora do duelo entre Yeats-Brown e Clemente Eme. Vale lembrar que a categoria tem ainda a atual campeã mundial, Barbara Matic, entre as inscritas. Guilherme Schimidt, prata no Grand Prix de Zagreb no mês passado, estrea contra Constantin Gabun, na primeira rodada do Grand Slam de judô de Paris.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Marcelo Gomes, de 21 anos, vai estrear contra David Oganisian, enquanto Lucas Lima (100kg), 22 anos, começa a campanha já nas oitavas contra Batkhuyag, 40º colocado do ranking. Por fim, João Cesarino (+100kg) estreia também nas oitavas, contra o francês Joseph Terhec, número 77 do mundo.

Por fim, vale lembrar que na última edição do Grand Slam de Paris, em fevereiro de 2020, Larissa Pimenta (52kg) e Beatriz Souza (+78kg), conquistaram medalhas de bronze. Do Brasil, apenas Mayra Aguiar (2012 e 2016), João Derly (2006), Leandro Guilheiro (2010) e Edinanci Silva (2000) foram campeões em Paris. 

Mais em Judô