Siga o OTD

Judô

Gabriel Falcão é o melhor brasileiro do dia no Mundial Júnior de judô

Ele venceu duas lutas e perdeu outras duas, parando na repescagem da competição na Itália. Nauana Silva e Thayane Lemos foram os outros representantes do Brasil

Gabriel Falcão Mundial Júnior de judô
(instagram/falcaojudo/arquivo)

Gabriel Falcão foi o melhor brasileiro no segundo dia do Mundial Júnior de judô disputado em Olbia, na Itália, entre quarta-feira (6) e domingo (10). Ele foi eliminado na repescagem e encerrou a campanha com a sétima colocação. Nauana Silva e Thayane Lemos foram os outros representantes do Brasil nesta quinta-feira (7). Um dia antes, Rafaela Batista conquistou uma medalha de bronze.

Quarto no ranking mundial júnior, Gabriel Falcão começou a chave da categoria até 73 quilos pela segunda rodada, onde venceu por ippon o grego Stravos Doumas, 84º do mundo. A seguir, já nas oitavas de final, ele passou pelo cipriota Kyprianos Andreou, também 84º do ranking, por waza-ari no golden score. Nas quartas de final veio a primeira derrota, para o checo Daniel Pochop, 11º, também por waza-ari. O resultado mandou Gabriel para a repescagem, onde disputou contra Luigi Centracchio, nono do mundo, uma lugar na disputa do bronze. O italiano venceu por excesso de punições do brasileiro.

Nauana e Thayane

Nauana Silva (63kg), 13ª do ranking mundial, estreou contra a marroquina Nassama Essatouri, 56ª, e venceu por ippon no finalzinho da luta. A seguir, pegou a romena Florentina Ivanescu, número 23, e perdeu no golden score por waza-ari. Sai da competição com o nono lugar. Já Thayane Lemos (57kg) perdeu na primeira luta que fez, válida pela segunda rodada. Quarta do ranking mundial júnior, caiu por ippon para a russa Natalia Elkina, que entrou como a 23ª. Assim, Thayane fecha a participação dela na 17ª colocação.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Após Rafaela Batista, Aléxia Nascimento e Matheus Pereira no primeiro dia e Thayane Lemos, Nauana Silva e Gabriel Falcão nesta quinta, sete atletas brasileiros ainda vão competir no torneio individual do Mundial Júnior de judô. Na sexta (8) é a vez de Luana Carvalho (70kg), Marcos Santos (81kg) e Victor Hugo Nascimento (90kg). Eliza Ramos (78kg), Beatriz Freitas (78kg) Kayo Santos (100kg) e Daniel Bolezina (+100kg) competem no sábado (9). O último dia, domingo (10), é reservado para as equipes mistas. O torneio, o principal competição da federação internacional para categorias de base desde 2019, dá 500 pontos paras os campeões no ranking júnior e mais 700 no adulto, essa última mesma pontuação de uma etapa de Grand Prix. Assista ao vivo toda a competição aqui pelo OTD.

Mais em Judô