Siga o OTD

Judô

Rafaela Batista conquista a medalha de bronze no Mundial Júnior de judô

Brasileira de apenas 18 anos venceu quatro das cinco lutas que fez na Itália, todas por ippon. Aléxia Nascimento e Matheus Pereira foram os outros dois judocas a representar o país no primeiro dia do torneio

Rafaela Batista Campeonato Mundial Júnior de judô medalha de bronze
(divulgação/CBJ)

A brasileira Rafaela Batista, de apenas 18 anos, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial Júnior de judô, disputado em Olbia, na Itália, entre esta quarta-feira (6) e domingo (10). Ela venceu por ippon quatro das cinco lutas que fez, inclusive sobre francesa Lea Beres ainda nos primeiros 30 segundos do duelo que valia o pódio. Aléxia Nascimento e Matheus Pereira foram os outros dois judocas a representar o país no primeiro dia do torneio e ambos ficaram na sétima colocação. As categorias de base do judô vão dos 15 aos 20 anos do atleta, sendo o Cadete até 17.

“Foi incrível! Estou sentindo uma felicidade enorme. Foram lutas duras, muito difíceis, mas graças a Deus e ao esforço que tenho feito, o resultado saiu”, contou Rafaela. “Dedico essa medalha ao meu irmãozinho e ao sensei Rafael por sempre acreditar em mim”, acrescentou a atleta do Instituto Santa Cruz de Esportes, no Rio de Janeiro, onde é treinada pelo sensei Rafael Barbosa. Ela conheceu o judô aos 9 anos, na escola, como atividade complementar aos estudos, e seguiu no esporte. Entre os principais resultados estão o ouro no Meeting Nacional Sub-18 de 2020 e o ouro nos Jogos Escolares da Juventude, de 2019.

Rafaela Batista Campeonato Mundial Júnior de judô medalha de bronze
Russa Irena Khubulova (prata) e italianas Assunta Scutto (ouro) e Asia Avanzato (bronze), ao lado de Rafaela (direita) (Marina Mayorova/IJF)

Rota da medalha

Sétima do ranking júnior na categoria até 48kg, Rafaela Batista estreou na rodada inicial e venceu Monica Reyes, dos Estados Unidos, e depois a romena Giorgia Hagianu nas duas primeiras lutas. Nas quartas de final encarou a número três do mundo, a russa Irena Khubulova, e travou um duelo de quase sete minutos. A brasileira tomou um waza-ari, empatou e só caiu aos três minutos do golden score, resultado que a colocou na repescagem. Lá venceu a espanhola Gemma Maria Gomez, novamente aplicando o golpe perfeito, classificando-se para a disputa da medalha de bronze do Mundial Júnior de judô contra Lea Beres, a sexta do mundo.

Rafaela Batista Campeonato Mundial Júnior de judô medalha de bronze
Rafaela passou por Gemma Maria Gomez (IJF)

Sétimos lugares

Aléxia Nascimento, de 19 anos, também chegou na repescagem da até 48 quilos, mas ao contrário de Rafaela perdeu e encerrou a participação dela com uma sétima colocação. Quinta no ranking júnior da categoria, ela entrou na competição pela segunda rodada, onde venceu no golden score a russa Marina Vorobeva nas punições. A seguir, já nas quartas de final, pegou a mesma Lea Beres que enfrentaria Rafaela na disputa do bronze. Também foi derrotada, nas penalidades, e direcionada para a repescagem, onde foi superada pela italiana Asia Avanzato por waza-ari.

Matheus Pereira, com 19 anos e terceiro do mundo no 66 quilos da categoria, venceu por ippon as duas primeiras lutas sem perder muito tempo. Primeiro pegou o português Miguel Gago, já valendo pela segunda rodada da chave, e aplicou o golpe perfeito ainda nos primeiros trinta segundos. Depois levou menos de um minuto para superar o cipriota Louka Loukas. A seguir, pelas quartas, enfrentou o alemão Lennart Slamberger e perdeu por waza-ari, sendo direcionado para a repescagem, onde voltou a perder, mas para o mexicano Robin Jara nas penalidades.

Mais Brasil no Mundial Júnior de judô

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Além de Rafaela Batista, Aléxia Nascimento e Matheus Pereira, dez atletas brasileiros competem no Mundial Júnior de judô. Thayane Lemos (57kg), Nauana Silva (63kg) e Gabriel Lira (73kg) lutam nesta quinta-feira (7) no Mundial Júnior de judô. Na sexta (8) é a vez de Luana Carvalho (70kg), Marcos Santos (81kg) e Victor Hugo Nascimento (90kg). Eliza Ramos (78kg), Beatriz Freitas (78kg) Kayo Santos (100kg) e Daniel Bolezina (+100kg) competem no sábado (9). O último dia, domingo (10) é reservado para o torneio por equipes. O torneio, o principal competição da Federação Internacional para categorias de base desde 2019, dá 500 pontos paras os campeões no ranking júnior e mais 700 no adulto, essa última mesma pontuação de uma etapa de Grand Prix. Assista ao vivo toda a competição aqui pelo OTD.

Mais em Judô