Siga o OTD

Ellen Santana disputa bronze no Grand Slam de Tashkent

Judô

Ellen Santana perde bronze no golden score e fica em quinto em Tashkent

Depois de três vitórias seguidas, Ellen Santana foi derrotada pela croata Barbara Matic na semifinal e, na disputa do bronze, perdeu no golden score para a venezuelana Elvismar Rodriguez.

Ellen Santana perde bronze no golden score e fica em quinto em Tashkent

Ellen Santana repetiu o resultado da véspera de Larissa Pimenta e ficou em quinto lugar na categoria até 70 kg no Grand Slam de Tashkent, no Uzbequistão. Depois de três vitórias seguidas, a brasileira foi derrotada pela croata Barbara Matic na semifinal e, na disputa do bronze, perdeu no golden score para a venezuelana Elvismar Rodriguez.

Na disputa pelo terceiro lugar, a luta foi muito equilibrada com as duas judocas buscando, sem sucesso, o golpe para finalizar a luta. Com o empate nos quatro minutos regulamentares, a decisão do bronze foi para o golden score e Elvismar Rodriguez conseguiu um wazzari aos 54 segundos para vencer a luta e deixar Ellen Santana fora do pódio.

Antes de chegar à decisão da medalha de bronze, Ellen Santana começou sua participação no Grand Slam de Tashkent, no Uzbequistão, derrotando a grega Elisavet Teltsidou. Foi um combate bastante equilibrado em que a brasileira, no começo da luta, levou um shido por postura defensiva.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Depois disso, as duas judocas seguiram sem pontuar até que, no estouro do cronômetro, Ellen Santana conseguiu aplicar um golpe que jogou a grega de costas no chão para conseguir o ippon e garantir a vitória.

Nas oitavas de final, a adversária foi a uzbeque Farangiz Kholmurodova, que abriu vantagem sobre a brasileira com um wazzari, mas novamente no final da luta Ellen Santana definiu o combate. Quando faltavam 24 segundos para o fim, ela virou o jogo com um ippon que a classificou para as quartas de final.

Contra a eslovena Anka Pogacnik, Ellen Santana não esperou os momentos finais do confronto para conseguir a vitória. Com apenas 1min17 de luta, ela atirou a judoca europeia de costas no chão para conseguir o ippon e avançar para a semifinal.

Depois de três vitórias seguidas, Ellen Santana parou na croata Barbara Matic, que conseguiu abrir vantagem com um wazzari e segurou o resultado até o final para se classificar para a decisão da medalha de ouro e mandar a brasileira para a disputa do bronze.

Outros brasileiros

Depois de Ellen Santana, quem teve o melhor desempenho foi Alexia Castilhos, que chegou até as oitavas de final da categoria até 70 kg. Voltando a competir depois de uma cirurgia na coxa, a judoca estreou com boa vitória sobre a mexicana Awiti Alcaraz, mas não passou pela russa Ekaterina Valkova.

Na categoria até 81 kg, Guilherme Schimidt venceu Hidayat Heydarov, do Azerbaijão, bronze no último mundial no 73kg, e caiu para o alemão Dominic Ressel, cabeça de chave em Tashkent. Já Eduardo Yudy não passou por Dagvasuren Nyamsurem, da Mongólia, na estreia.

Na categoria até 73 kg, Marcelo Contini venceu a primeira luta contra o alemão Martin Setz, mas foi derrotado na segunda rodada por Oleg Bagdoev, da Rússia. Já Eduardo Katsuhiro Barbosa não passou da estreia contra Obidkhon Nomonov, do Uzbequistão. Os dois atletas fazem parte do Time Ajinomoto.

Mais em Judô